24/06/09 |

Os desafios do programa de melhoramento do feijão caupi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Programa Nacional de Melhoramento Genético do Feijão Caupi, coordenado pela  Embrapa Meio Norte, tem grandes desafios. Na área da pesquisa, a equipe de pesquisadores trabalha para desenvolver cultivares com alto potencial produtivo, de porte ereto, com maturidade uniforme e um alto índice de queda das folhas quando a planta atinge a maturidade, perfil ideal para o cultivo mecanizado.

Os estudos buscam também cultivares super precoces, com ciclo de até 60 dias, para o cultivo irrigado. O trabalho, coordenado pelo pesquisador Francisco Rodrigues Freire Filho, foca o desenvolvimento de cultivares com grãos do tipo fradinho, de alta qualidade, para que o País tenha mais competitividade no mercado internacional de feijão caupi. Outro grande desafio é desenvolver as chamadas cultivadas biofortificadas, com altos teores de proteina, fibra alimentar e ricas em ferro e zinco.

Na área de transferência de tecnologia e marketing, os desafios também são grandes. A luta dos pesquisadores é para integrar a cadeia . produtiva do feijão caupi à indústria de processamento de alimentos, além de diversificar, popularizar e expandir o consumo do produto para todas as regiões do Brasil. A difusão do uso da inoculação de sementes com bactérias fixadoras de nitrogênio é outro desafio importante.

A Embrapa Meio Norte coordena o Programa de Melhoramento Genético do Feijão Caupi desde 1991, por reunir, segundo avaliação da direção de pesquisa da instituição, as melhores condições de trabalho no País nas para liderar o trabalho. Até 1990, o programa era comandado pelo Embrapa Arroz e Feijão, sediada no município de Santo Antônio de Goiás,  próximo à Goiânia.

Com projetos e ações de pesquisa em parceria, o programa alcança hoje 17 estados, nas regiões Nordeste, Norte, Centro Oeste e Sudeste. Nove pesquisadores e mais sete pessoas de apoio técnico trabalham nas ações. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do Serviço de Atendimento ao Cidadão SAC,  no endereço sac@cpamn.embrapa.br ou pelo telefone (86) 3089-9100.

Fernando Sinimbu Registro 654 MTbContatos:(86) 3089-9118fernandosinimbu@cpamn.embrapa.brEmbrapa Meio Norte

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/