01/07/09 |

Comitiva da Guatemala visita a Embrapa Hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) recebeu, na terça-feira (30), uma missão técnica da Guatemala. O grupo foi composto pelo vice-ministro da Agricultura, Pietro Díaz Marroquín, pelo coordenador do Plano de Ação para a Redução da Pobreza Absoluta (PARPA), Boris Espana, pelo subdiretor do Instituto de Ciência e Tecnologia Agrícola da Guatemala, Álvaro Orellana, pelo gerente do Fundo para Desenvolvimento de Tecnologias Competitivas para Alimentação e Agricultura (AGROCYT), Enrique Acevedo, e pelo especialista em ciência e tecnologia agrícola do Fundo, Alex Gonzáles.

De acordo com Pietro Díaz Marroquín, a comitiva já visitou a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e irá conhecer ainda a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS). De acordo com o vice-ministro, o governo guatemalteco quer estabelecer linhas de cooperação de pesquisa entre os dois países.

Na Embrapa Hortaliças, o grupo foi recebido pelo chefe-adjunto de Comunicação, Negócios e Apoio, Warley Marcos Nascimento (foto), que apresentou um panorama da agricultura brasileira e um pouco da história da Embrapa Hortaliças. O trabalho de geração de novos materiais foi o tema do encontro com o pesquisador Leonardo Boiteux, e a tecnologia de biologia molecular, que está auxiliando o melhoramento genético, foi abordada pela pesquisadora Maria Esther Noronha.

O vice-ministro Pietro Díaz Marroquín, destacou as tecnologias de cultura de tecidos e cultura in vitro, apresentadas pelo pesquisador Antônio Carlos Torres, e a rastreabilidade, tema abordado pela pesquisadora Leonora Mansur Mattos.  Ele visitou ainda os laboratórios de Fitopatologia, gerido pelo pesquisador Ailton Reis, e de Solos, sob o comando da pesquisadora Flávia Alcântara. O grupo visitou ainda a Unidade de Pesquisa em Agricultura Orgânica da Embrapa Hortaliças, onde conversou com o pesquisador Waldir Marouelli.

Além das atividades de pesquisa, Pietro Díaz Marroquín destacou o trabalho da Embrapa em projetos de apoio à agricultura familiar e de comunicação e divulgação de tecnologias.

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF) Assessoria de Imprensa Área de Comunicação e Negócios (ACN) Embrapa Hortaliças Tel.: (61) 3385-9109 E-mail: marcos.esteves@cnph.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/