02/07/09 |

Municípios do Arco Verde recebem palestras da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nove palestras serão realizadas nesta semana pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em cidades localizadas na Amazônia Legal. A iniciativa integra a Agenda de Transferência de Tecnologia articulada pela Empresa em parceria com instituições de pesquisa, extensão rural e assistência técnica na Operação Arco Verde, coordenada pela Casa Civil. O objetivo é ofertar aos 43 municípios com maiores taxas de desmatamento soluções tecnológicos voltadas à produção sustentável.

As estratégias de instalação e condução de Unidades Demonstrativas para disseminar  para o campo estas soluções tecnológicas é o tema de uma das palestras que a Embrapa vai realizar entre os dias 2 e 4 de julho no Mutirão Arco Verde para agricultores familiares de Machadinho D'Oeste (RO), Paragominas  (PA) e Feliz Natal (MT). As ações de comunicação para transferência de tecnologia agropecuária e florestal programadas pela Empresa para  o Mutirão Arco Verde tiveram início na segunda quinzena de junho e têm balanço positivo,  afirma o biólogo Márcio Armando, da Embrapa Transferência de Tecnologia.

Segundo ele, após as ações do mutirão cada órgão participante faz avaliações sobre os resultados obtidos e os pontos a serem melhorados enviando relatórios à Casa Civil. Na opinião de Armando, "os mutirões têm oferecido aos agricultores a  oportunidade de exporem suas necessidades e de receberem soluções resultantes da  união de esforços das instâncias municipal, estadual e federal nos campos legal e socioambiental".

Para o gerente geral José Roberto Rodrigues Peres, da Embrapa Transferência de Tecnologia - unidade responsável por, juntamente com a diretoria executiva da Empresa, articular a participação das áreas de comunicação e transferência na Operação Arco Verde - o momento é impar.

"Os mutirões reforçam a construção de redes em que vínhamos trabalhando na região e fortalecem as alianças locais, regionais e nacionais que vão acelerar a disseminação e adoção de nossas tecnologias", argumenta. Em Mato Grosso a Embrapa participa do mutirão por meio da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), no Pará com a Embrapa Amazônia Oriental e em Rondônia com o suporte da Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO).

No dia 18 de junho, a nova unidade da Embrapa, localizada em Sinop (MT) também esteve representada no lançamento do Mutirão. Na próxima semana, o grupo de trabalho da embrapa se reúne para avaliação das últimas ações.

Valéria Costa MTb. 15533/59/32 – SPEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510 valeria.costa@embrapa.br 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/