03/07/09 |

Empresas de controle biológico discutem parcerias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Laboratório de Quarentena Costa Lima, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) na quarta-feira (24) recebeu a visita de representantes da BUG Agentes Biológicos, de Piracicaba, SP, empresa especializada na produção e comercialização de parasitóides e insetos-praga para o controle biológico de pragas, do Fundo de Investimentos Criatec – fundo de capital semente, de Campinas-SP, destinado à aplicação em empresas emergentes inovadoras e da Koppert Biological Systems, com sede na Holanda e com filiais em diversos países no mundo.

Conforme o supervisor do laboratório, o pesquisador Luiz Alexandre Nogueira de Sá, "esta visita reforçou o importante papel da Embrapa Meio Ambiente na área de controle biológico clássico de pragas no Brasil, no controle de qualidade desses agentes biológicos e na importação e exportação dos agentes para controle biológico de pragas e em especial o papel do Laboratório Costa Lima, responsável pelo intercâmbio internacional desses bioagentes". Foram discutidos projetos e ações cooperativos.

Pela Empresa Koppert da Holanda os visitantes foram o diretor geral, Paul A. Koppert e o diretor Michel Allene, pelo Fundo de Investimentos Criatec Francisco Jardim, Rafael Ribeiro Campos e Elis Ferrante; e pela BUG Agentes Biológicos, Danilo Scacalossi Pedrazzoli.

Sobre o laboratório 

As principais atividades do laboratório são avaliação técnica de cada solicitação de introdução de organismos-benéficos no país, encaminhamento dos processos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desembaraço dos organismos nos portos de entrada, quarentena, limpeza dos contaminantes, e avaliação dos organismos em laboratório quanto à segurança de sua liberação no campo, repasse dos organismos aos interessados; acompanhamento do andamento do processo após a liberação do organismo no campo por um período de 24 meses.

Importância da quarentena 

O trabalho de quarentena é um trabalho técnico complexo, envolvendo a avaliação do risco que cada introdução representa ao meio ambiente e o seu interesse para as condições brasileiras. O registro do intercâmbio internacional de organismos vivos revela a real dimensão das ações respaldadas legalmente. Informa, também, a origem e o destino de cada introdução e/ou exportação desses agentes biológicos, informação certamente valiosa para os envolvidos no assunto.

Cristina Tordin ( MTB 28499 )Embrapa Meio Ambiente Contatos:19.3311.2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/