03/07/09 |

Embrapa participa de Exposição Agropecuária no Maranhão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A divulgação das vantagens do sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF) será um dos destaques do estande da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na 41ª Exposição Agropecuária de Imperatriz – EXPOIMP. O evento promovido pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) será realizado a partir deste sábado (4) e segue até 12 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

A Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio do Escritório de Negócios localizado em Imperatriz (MA) e em parceria com a Embrapa Meio-Norte e a Embrapa  Mato Grosso, leva ao público do evento publicações e vídeos sobre soluções tecnológicas de interesse dos produtores da região, que também vão poder tirar dúvidas sobre as formas de aquisição e uso de sementes e mudas desenvolvidas pela Empresa.

Para a edição 2009, a Embrapa e o Sinrural programaram quatro palestras, que serão ministradas por pesquisadores da Embrapa. O gerente do Escritório de Negócios de Imperatriz, Carlos Fernando, e os técnicos José Israel, José Wilson, fazem palestra sobre A Produção de sementes de milho e arroz. José Ribamar Costa Veloso, pesquisador  da Embrapa  vai falar sobre o uso da mandioca na alimentação animal.

iLPF

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) será o tema destacado na palestra do pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Marcos Teixeira. O sistema produtivo vem sendo apontado como a agropecuária do futuro por propiciar retorno econômico aos produtores, associando ainda vantagens sociais e ambientais.

O programa de disseminação da tecnologia é coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia e conta com a participação de 28 centros de pesquisa da Empresa. A divulgação e o aperfeiçoamento do sistema têm sido feito por meio da instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs), unidades físicas que são instaladas com o apoio de produtores e a iniciativa privada. No último mês, a URT de Goiás foi visitada pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

No Maranhão foram instaladas três Unidades Demonstrativas e uma URT, que está localizada em São Raimundo das Mangabeiras, na Fazenda Santa Luzia. Uma Vitrine Tecnológica montada na Fazenda Sol Nascente da FAPCEN também dá suporte à divulgação do sistema.

O pesquisador Raimundo Bezerra, também da Embrapa Meio-Norte, falará sobre o Manejo de ovinos e caprinos para agricultura familiar e empresarial. A organização do evento espera que cerca de 250 mil pessoas passem pelo parque de exposições, reunindo, assim, agropecuaristas de mais de 25 municípios maranhenses.

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SPEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510 valeria.costa@embrapa.br

Colaboração: Gabriela Lafetá

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/