08/07/09 |

Animais domésticos ameaçados de extinção e cogumelos comestíveis são destaques em exposição agropecuária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Quem quiser conhecer algumas das raças de animais domésticos que compõem a Arca de Noé Tecnológica da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pode visitar a VI Expoplan - Exposição Agropecuária de Planaltina-DF, no período de 9 a 12 de julho, no Parque de Exposições Agropecuárias.

Lá estarão expostas raças bovinas como Mocho Nacional e Crioulo Lageana e ovinas: Bergamácia (foto), Rabo Largo e Morada Nova. Todas essas raças fazem parte do Programa de Conservação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 42 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e possuem um predicado em comum: são raças seculares no Brasil e apresentam características genéticas de adaptabilidade e rusticidade muito interessantes do ponto de vista científico.

Muitas das raças de animais domésticos conservadas pela Embrapa encontram-se no Brasil desde a época da colonização e, por isso, podem ser consideradas verdadeiros tesouros genéticos já que carregam com elas características de rusticidade e adaptabilidade adquiridas ao longo dos séculos. Entre essas características, estão possibilidades genéticas de resistência a doenças, capacidade produtiva adaptada a determinadas regiões, entre inúmeras outras.

Por isso, são animais muito interessantes do ponto de vista da ciência, já que essas características podem ser usadas em programas de melhoramento genético, no cruzamento com outras raças mais produtivas. Muitas dessas raças, entre as quais se incluem: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, bubalinos, eqüinos e asininos, encontram-se ameaçadas de extinção, pois ao longo do tempo, foram sendo substituídas por outras consideradas mais prdutivas.

Na década de 80, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em parceria com outras unidades da Embrapa e instituições de pesquisa, universidades e associações de criadores, lançou-se ao desafio de conservá-las. Esses esforços conjuntos já resultaram em vários êxitos para a garantia de existência dos animais e o mais recente foi o reconhecimento da raça Crioulo Lageana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. "Essa iniciativa é um estímulo para que os pecuaristas passem a criar e multiplicar a raça Crioulo Lageana", explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maria do Socorro Maués.

Cogumelos: nutrição e saúde com mais economia

Outra atração no estande da Embrapa durante a VI Expoplan será a tecnologia desenvolvida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para baratear o cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais. Na verdade, a tecnologia denominada Jun-Cao foi trazida da China e adaptada para o Brasil pela pesquisadora da Unidade da Embrapa, Arailde Urben.

Essa técnica tem como principais vantagens: tornar o cultivo de cogumelo mais econômico e ambientalmente mais saudável, já que utiliza gramíneas como substrato, ao invés de troncos de madeira e serragem, como nos meios de cultivo tradicionais.

O banco de cogumelos para uso humano mantido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia já conta com mais de 300 espécies e o público que visitar a exposição vai ter a chance de conhecer algumas delas.

Um dos objetivos da pesquisadora Arailde Urben é repassar essa técnica ao setor produtivo, por isso, realiza dois cursos por ano para produtores de todo o Brasil. Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne – de 28 a 34% contra 14% da carne - e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitamina, carboidratos e fibras, e com baixo teor de gordura, mas infelizmente o alto preço desses produtos ainda os mantêm longe da mesa da maior parte do público brasileiro.

"O consumo de cogumelos per capita no Brasil é de apenas 30g/ano, contra 2 kg na França, por exemplo," afirma a pesquisadora Arailde Urben. Com os cursos, ela pretende contribuir para mudar essa situação e tornar os cogumelos mais presentes na alimentação da população brasileira. 

A VI Expoplan – Exposição Agropecuária acontece no período de 9 a 12 de julho, no Parque de Exposições de Planaltina, DF, de 9 às 22 horas. Mais informações com Dorinha Medeiros, pelos telefones: (61)3448-4770 e 3340-3663; e-mail: dorinha@cenargen.embrapa.br

 

Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos:61 34484769

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/