09/07/09 |

Instituições formalizam aliança para atuar na Operação Arco Verde em MT

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Agenda de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mantém de hoje (9) a sábado (11) programação na Operação Arco Verde no estado de Mato Grosso. Além de reuniões com representantes dos poderes executivo e legislativo do município de Alta Floresta em que será assinado termo de cooperação, técnicos da Empresa participam de ações do mutirão na cidade de Ubiratã.

Hoje e amanhã o tema em discussão será a formalização de arranjos institucionais para o fortalecimento da produção sustentável no território. Segundo o biólogo da Embrapa Transferência de Tecnologia, Márcio Armando, o encontro é uma decorrência do mutirão já realizado em Alta Floresta, no dia 19 de junho. Na reunião desta semana, será assinado termo de cooperação técnica entre as instituições presentes.

"Serão tratados assuntos relativos aos trabalhos com a Ceplac, Empaer, Transferência de Tecnologia da Embrapa e o envolvimento da nova unidade da Empresa em MT na dinâmica da região", explica Armando. O objetivo é a elaboração de projetos para num esforço de inovação científica, tecnológica e institucional se possa estimular a produção sustentada no Estado, detalha a programação do encontro.

O evento deverá contar com representantes da Diretoria Executiva da Embrapa, e da Embrapa Transferência de Tecnologia entre outras unidades centrais e descentralizadas da Empresa. O programa do Governo Federal tem como foco os 43 municípios da Amazônia Legal com maiores taxas de desmatamento e a Empresa oferta soluções tecnológicas voltadas à produção sustentável na região. Treze ministérios integram o programa, que tem coordenação da Casa Civil.

A Agenda de Transferência de Tecnologia que a Embrapa mantém na região Norte já articulou a promoção de mais de cem ações como cursos de capacitação, instalação de unidades de validação e demonstração de cultivos variados e publicações (foto), lembra o gerente geral José Roberto Rodrigues Peres, da Embrapa Transferência de Tecnologia. A Unidade, juntamente com a Diretoria Executiva e a Assessoria de Relações Nacionais da Empresa articulam a participação dos diversos centros de pesquisa da Empresa na Operação e destes com órgãos da extensão rural, outras instituições de pesquisa e produtores.A oferta de tecnologias segue a metodologia de ação em rede que vem sendo adotada pela Empresa no atendimento a outros programas de governo de grande abrangência territorial. A participação das comunidades na identificação das necessidades e das soluções tecnológicas a serem ofertadas aos agricultores é o grande diferencial da metodologia adotada.

Mutirão

Os mutirões da Operação Arco Verde tiveram início em junho e a quarta cidade a receber as ações será Nova Ubiratã/MT, nos dias 10 e 11deste mês e contará com  participação da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), entre outras unidades da Embrapa.

Jornalista Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 - SPEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510 valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/