13/07/09 |

Embrapa estabelece normatização para o uso de agrotóxicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As atividades do segundo dia da 1ª Semana do Meio Ambiente da Embrapa Clima Temperado foram realizadas na Estação Terras Baixas (ETB) na quinta-feira (9/7).  Durante a manhã, cerca de 60 pessoas, entre empregados, estagiários e bolsistas, assistiram a palestra sobre a "Normatização do Uso de Agrotóxicos na Unidade", proferida pelo empregado José Faustini de Oliveira e realizaram visita a Central de Agrotóxicos da instituição.

O Chefe Geral da Unidade, Waldyr Stumpf Junior, destacou a importância da qualificação do trabalho de campo da Embrapa. "Precisamos cuidar da qualidade ambiental de nossa Unidade, evitando o desperdício e a poluição, usando racionalmente a água, tratando os resíduos adequadamente, promovendo a reciclagem, estabelecendo regras de uso de agrotóxicos e descarte de suas embalagens, entre outras ações", ressaltou Waldyr.

Em sua apresentação, Faustini explicou que os trabalhos relacionados a normatização começaram a ser feitos há dois anos. "Realizamos diagnósticos, cursos de capacitação, plano de gerenciamento de resíduos, análise de instruções normativas. Enfim, esse documento é resultado de uma análise de melhoria de processo que envolveu empregados de diversas hierarquias em toda a Unidade", completou. Ele disse ainda que o documento estará disponível para consulta na página eletrônica da Gestão Ambiental para validação junto ao público interno e que as sugestões poderão ser enviadas para o e-mail: clga@cpact.embrapa.br até o dia 24 de julho.

A pesquisadora Ana Paula Schneid Afonso que participou dos trabalhos de elaboração da normativa informou que a Embrapa Clima Temperado é a primeira Unidade do sistema Embrapa que já protocolou os documentos de credenciamento em relação a Normativa nº 18, de 22/5/2007, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). "A Normativa estabelece procedimentos de avaliação, eficiência e praticabilidade agronômica e de credenciamento de estações experimentais e instituição de pesquisas para a emissão de laudos sobre agrotóxicos", explicou Ana Paula. Após as palestras, os participantes realizaram uma visita a Central de Agrotóxicos localizada na ETB, recém construída com recursos do PAC Embrapa.

Christiane Rodrigues Congro (Mtb-SC 00825/9)Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 congro@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/