13/07/09 |

Amendoim tem dia-de-campo no Vale do São Francisco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Produtores de amendoim do Vale do São Francisco participam na próxima quarta-feira (15) de um dia-de-campo especial na cidade de Petrolândia. O evento é uma realização da Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Universidade Federal Rural de Pernambuco e a empresa de consultoria Plantec.

Os realizadores utilizarão área do perímetro irrigado num lote do agricultor José João Rodrigues para difundir técnicas de manejo da cultivar BR1, primeira variedade criada pela Embrapa Algodão, com grande aceitação na região. "Além da cultivar BR1, indicada para condições de sequeiro; também foram desenvolvidas pela unidade de pesquisa da estatal na Paraíba as cultivares BRS 151L7, precoce, produtiva, adaptada ao cultivo em clima semi-árido; e BRS Havana, de película creme, ciclo curto, alta produtividade e tolerância à seca", informa o analista Isaías Alves, um dos responsáveis pelo dia-de-campo.

Sujeita às típicas variações bruscas no regime de chuvas, a região produtora de amendoim no Nordeste é suscetível à contaminação por aflatoxina na etapa de pré-colheita, devido à maior chance de ocorrência de períodos de estiagem no final do ciclo da cultura. A adaptação às condições de clima e solo da região produtora, considerando o amendoim especificamente, enfatiza a importância da seleção de cultivares com ciclo compatível com o regime de chuvas. Esta é uma das principais recomendações para evitar a contaminação por aflatoxina na etapa de pré-colheita em áreas não irrigadas.

"O trabalho desenvolvido pela Embrapa Algodão tem atendido, principalmente, a demanda de pequenos agricultores dos estados do nordeste por cultivares adaptadas, resistentes a doenças e à seca, de ciclo precoce, para comercialização no mercado de consumo de grãos in natura. As cultivares lançadas pela Embrapa Algodão apresentam ciclo curto, com média em torno de 89 dias", comenta o especialista.

Dalmo Oliveira (MTb/PB  0598)Embrapa Algodão (Campina Grande/PB)Contatos: (83) 3182. 4300imprensa@cnpa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/