14/07/09 |

Pesquisador paraguaio visita Embrapa Algodão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Algodão recebe nesta terça-feira (14), visita técnica do pesquisador Líder Ayala Aguilera, vinculado à Universidad Nacional de Asunción. Ele vem acompanhado de um representante da maior empresa privada de gergelim no Paraguai. A visita visa estreitar laços de cooperação entre as instituições, especialmente no campo do melhoramento genético desta cultura.

O encontro deve estabelecer uma parceria para pesquisa e desenvolvimento com pesquisadores da Embrapa Algodão e da universidade paraguaia, proporcionando o intercâmbio de experiências entre melhoristas, fitopatológos, e entomólogos. "Vamos verificar as possíveis contribuições e soluções aos problemas da cultura do gergelim no Paraguai", diz Nair Helena Arriel, chefe adjunta de Comunicação e Negócios Tecnológicos da estatal na Paraíba.

Inicialmente eles serão recepcionados pela chefia da Unidade e em seguida assistem à apresentação de trabalhos e projetos referentes ao cultivo do gergelim por pesquisadores da Embrapa Algodão. "O professor Ayala também deve apresentar aspectos das pesquisas que conduz no Paraguai", diz Arriel.

No período da tarde os visitantes têm reuniões pontuais com os pesquisadores Vicente Queiroga e Odilon Reny. Na quarta-feira (15), está programada visita de campo a experimentos de gergelim no município de Várzea (PB), sob responsabilidade de Vicente Queiroga e do técnico Luís Lemos.

Na quinta-feira (16), eles terão reunião com a pesquisadora Nair Helena e farão visita às instalações e laboratórios da Embrapa Algodão em Campina Grande. No período da tarde os visitantes paraguaios conhecem à COOPERNUT, acompanhados do pesquisador Paulo de Tarso.

Dalmo Oliveira (MTb/PB N.º 0598)Embrapa Algodão (Campina Grande/PB)Contatos: (83) 3182. 4300imprensa@cnpa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/