15/07/09 |

Avança processo de implantação do Parque Tecnológico de Sobral

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No último dia 14 de julho, Sobral deu mais um passo importante rumo à implantação do Parque Tecnológico do município. Um workshop sobre o tema foi realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral (STDE). Uma carta de intenções será elaborada pelos participantes do encontro para ser entregue ao governador do Ceará.

O evento teve início com uma apresentação da secretária da Secitece, Tereza Mota. Ela explicou o conceito de um parque tecnológico destacando que é um complexo de desenvolvimento econômico, não apenas de produção de ciência. De acordo com a secretária, existem no Brasil 65 projetos de parques tecnológicos em operação, em processo de implantação e em fase de planejamento nas áreas de tecnologia da informação, biotecnologia, meio ambiente e agronegócio. "Os investimentos são da ordem de 50 milhões de reais, 50% desse valor financiado pelo governo federal. Não existe parque tecnológico sem governo induzindo", enfatizou.

Tereza Mota destacou que o objetivo primordial do Parque Tecnológico de Sobral é gerar desenvolvimento para a região, por isso 80% das empresas devem se originar localmente. A sugestão da secretária, é iniciar as ações do Parque fortalecendo a incubadora de empresas existente em Sobral e estimulando a criação de outras. Uma das vantagens apontadas para a instalação do Parque Tecnológico em Sobral é a existência de diversas instituições de ensino superior. "Universidades estão na base das origens de muitos parques tecnológicos", afirmou Tereza Mota.

Durante o workshop, que contou com a participação de representantes de diversas instituições de ensino superior, instituições de pesquisa, empresários, estudantes e da imprensa local, foram elencadas as vocações regionais: ovinocaprinocultura, fruticultura irrigada, agronegócios, minerais não ferrosos, comércio, serviços e serviços educacionais.

No debate, que sucedeu a apresentação da secretária, o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Evandro Holanda Júnior, falou que existem cerca de 400 mestres e doutores atuando em Sobral. "Essa disponibilidade de conhecimento, estrutura e experiências viabiliza a criação desse parque", afirmou.

A idéia da criação do Parque Tecnológico de Sobral começou no início da gestão do atual governador, que ao assumir manifestou a intenção de criar dois desses parques no Estado. No início de 2009, as conversações sobre o tema se intensificaram no município. A Embrapa Caprinos e Ovinos tem participado ativamente de todo o processo, estimulando que o Parque Tecnológico de Sobral envolva não apenas tecnologia da informação, mas também outras áreas com grande potencial na região.

Adriana Brandão (MTb CE01067)Embrapa Caprinos e OvinosContato: (88)3112.7503Agência de Notícias de Caprinos e Ovinoshttp://anco.cnpc.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/