16/07/09 |

Empresa santista passa a ser incubada pelo Proeta

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Mais uma empresa passa a integrar o Proeta, programa de incubação de agronegócios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Cocos & Cocos, do empreendedor Norton Chagas, está sediada em Santos (SP) e terá sua incubação feita pela Incubadora de Empresas de Santos. A tecnologia a ser trabalhada será a de Beneficiamento da Casca do Coco Verde, em consonância com a sua missão, que é "produzir e comercializar, com excelência, os derivados da reciclagem do coco verde, mantendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável".

A Cocos & Cocos passará por um período de incubação de dois anos, podendo ser prorrogado por mais um, de acordo com a necessidade. O apoio técnico prestado pelo Proeta compreende duas séries de capacitações. A primeira será voltada para a área de gestão do negócio. Essa etapa ficará sob responsabilidade da Incubadora de Empresas de Santos, que possui dentre suas áreas de atuação setores tradicionais da economia e áreas como software, informática, turismo e design. A segunda capacitação destina-se à transferência de tecnologia do Beneficiamento da Casca do Coco Verde, que teve vários processos desenvolvidos e aperfeiçoados pelos pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE).

Com a iniciativa, espera-se a obtenção e comercialização de produtos biodegradáveis e renováveis por meio da casca do coco verde. Mais que repassar uma nova tecnologia, o objetivo do programa é assegurar a longevidade das empresas incubadas no mercado. "A incubação da Cocos & Cocos representa um avanço nas ações do programa, na medida em que uma tecnologia de uma Unidade da Embrapa do Nordeste passa a ser incubada por uma empresa no Sudeste do país. Isso mostra o grande potencial que este programa possui, ao fazer com que as tecnologias superem as barreiras regionais e possam ser levadas a outras localidades, possibilitando a criação de empresas, geração de emprego e renda", ressalta Genésio Vasconcelos, coordenador regional do Proeta para o Nordeste.

Atualmente, o Proeta mantêm 16 empresas ligadas ao programa, sendo uma graduada, 11 incubadas e quatro pré-incubadas. Além disso, 23 tecnologias estão disponíveis em convênio com 24 incubadoras parceiras. Todas essas informações podem ser acessadas no site: http://www.sct.embrapa.br/proeta. Ricardo Moura (DRT 1681 CE JP)Embrapa Agroindústria TropicalContato: (85) 3391-7116ricardo@cnpat.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/