17/07/09 |

Pesquisadores da Venezuela visitam Embrapa Roraima

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O programa de parcerias entre instituições de pesquisa agropecuária da Venezuela e do Brasil ganhou novos capítulos esta semana. Na segunda-feira, a cidade de Santa Helena, na Venezuela, foi palco de uma reunião que teve como foco os acordos de transferência de tecnologia entre os dois países. Na oportunidade, o Chefe Geral da Embrapa-RR, Joaci de Freitas, e o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da mesma unidade, Marcelo Arco-Verde, promoveram mais uma rodada de discussões com autoridades venezuelanas.

Dois dias depois, como parte do processo de integração, foi a vez de uma comitiva venezuelana iniciar uma visita ao Brasil. Equipes do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA) da Venezuela e do Instituto Regional de Tecnologia Agropecuária de Bolívar (ITARB) estão em Boa Vista (RR) conhecendo os Campos Experimentais da Embrapa-RR e as fazendas que utilizam tecnologias desenvolvidas pela empresa brasileira.

Segundo o Chefe de Pesquisa da Embrapa RR, Marcelo Arco-Verde, quatro projetos selam a parceria entre a Embrapa e os institutos venezuelanos. O primeiro é sobre gestão institucional, o segundo sobre alimentação animal e banco de proteínas, o terceiro sobre integração lavoura-pecuária-floresta e o último sobre agricultura familiar.

O Chefe de Pesquisa do INIA, Luis Dickson, explica que esse encontro servirá para fechar o cronograma de atividades práticas que deve começar em dois meses. "Nós usaremos nove propriedades que vão funcionar como vitrines de referência para outros produtores. Entre elas está uma comunidade indígena que trabalhará com agricultura familiar. A proposta de trabalho já está pronta, falta definir apenas os nomes que participarão de cada equipe dos 4 projetos".

O extensionista Alfredo Pietro, do ITARB, é outro que está bastante empolgado com a parceria entre o Brasil e a Venezuela. "Nessa visita, pudemos observar várias experiências positivas, especialmente na agricultura familiar, o que é muito importante para servir de referência para nosso trabalho", afirma.

Liliane Cronemberger (1157 DRT PI)Embrapa RoraimaContato:(95) 4009-7107liliane@cpafrr.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/