20/07/09 |

Geneticista americano troca experiências sobre bioenergia na Embrapa Pantanal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu na sexta-feira (17) o geneticista de plantas americano Ken Vogel, supervisor de pesquisas em genética do serviço de pesquisas em agricultura dos Estados Unidos (ARS), ligado ao departamento norte-americano de agricultura (USDA).

Um dos maiores especialistas em utilização de forrageiras para produção de biocombustíveis nos Estados Unidos, Vogel, que atua na Universidade de Nebraska, veio a Corumbá na companhia do coordenador de bioenergia do Laboratório Virtual da Embrapa na América do Norte (Labex USA), César Miranda.

Na sexta à tarde, o pesquisador fez palestra sobre o aumento do potencial de biomassa em forrageiras por meio do melhoramento genético. Vogel demonstrou para dez pesquisadores da Unidade pesquisas feitas há mais de duas décadas nos Estados Unidos, que demonstram o grande aproveitamento de gramíneas na produção de biocombustíveis.

O pesquisador mostrou a alta produtividade e o potencial para bioenergia da gramínea nativa da América do Norte conhecida como switchgrass (Panicum virgatum). Lá a espécie é cultivada amplamente da região central até a costa leste, sem necessidade de irrigação, o que lhe confere grande viabilidade econômica.

Na manhã de sábado (11), acompanhados do pesquisador Ivan Bergier, Vogel e Miranda visitaram de barco áreas do rio Paraguai onde a Embrapa Pantanal realiza pesquisas, além de locais com ocorrência de camalotes, plantas aquáticas cujo potencial bioenergético está sendo pesquisado em parceria da Embrapa Pantanal e Agroenergia, Labex USA e Unicamp.

"As pesquisas feitas pela Embrapa Pantanal são muito interessantes e promissoras. Espero que possamos interagir bastante para aproveitar esse potencial ao máximo", declarou Vogel.

OPORTUNIDADESA visita serviu, ainda, para que César Miranda mostrasse aos pesquisadores os o papel do Labex USA na intermediação e abertura de portas para programas de pós-doutorado em instituições americanas. Ele explicou todos os pré-requisitos e procedimentos necessários para ingressar no programa.

Miranda e Vogel visitaram, também, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), e visitam ainda a sede e outras Unidades da Empresa em Brasília-DF.

 

Mais informações:sac@cpap.embrapa.br 

Texto:Saulo Coelho NunesJornalista - DRT/SE - 1065Área de Comunicação e NegóciosEmbrapa Pantanal, Corumbá (MS)(67) 3234-5800 –ramal 5807E-mail: saulocoelho@cpap.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/