20/07/09 |

Unicamp e Embrapa lançam edital para incubação de empresas de agronegócios

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Estão abertas, a partir de hoje (20), as inscrições para a seleção de candidatos que desejam empreender novos negócios de base tecnológica no agronegócio. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Incamp da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão divulgando o edital de seleção para incubação de empresas destinado a empreendedores com potencial para absorver conhecimento científico e/ou tecnológico que pretendam desenvolver negócios inovadores no setor.

A iniciativa busca estimular, a partir de produtos, processos e serviços desenvolvidos pela Embrapa, a criação de novas micro e pequenas empresas com cunho inovador, colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo e das cidades da região de Campinas e contribuindo para a geração de emprego e renda. Visa, também, valorizar e fortalecer a cultura de interação universidade-empresa, com a formação de uma geração de empresários vinculados à instituição de ensino superior e pesquisa, desde a origem dos negócios.

Para alcançar os objetivos, a Embrapa, a Unicamp e seus parceiros oferecerão aos integrantes das empresas incubadas capacitação na gestão empresarial, como gerenciamento financeiro, custos, marketing, planejamento, administração geral, produção e operações. As empresas também poderão contar com assessoria técnica na elaboração de projetos para captação de recursos junto a agências de fomento, na apresentação de propostas de negócios a investidores, na proteção da propriedade intelectual e no processo de licenciamento de produtos.

A Incamp também vai oferecer infraestrutura para a instalação, em caráter provisório, da sede das empresas residentes a serem incubadas. Isso vai possibilitar o acesso às informações científicas e aos serviços tecnológicos e a interação com as unidades de ensino e pesquisa da universidade. "Essa parceria representa uma excelente oportunidade para empreendedores e empresários que tenham vontade de investir em negócios inovadores. A conjugação de esforços diminui o risco do investimento e, também, acelera o desenvolvimento da empresa", diz José Manuel Cabral de Sousa Dias, coordenador do Proeta, da Assessoria de Inovação Tecnológica - AIT da Embrapa.

Edital

O edital completo está disponível para consulta na internet, nos endereços eletrônicos: www.incamp.unicamp.br e www.sct.embrapa.br/proeta. Para participar do processo é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 550,00. Os candidatos interessados deverão apresentar suas propostas de acordo com as 23 tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, referentes ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia – Proeta, disponíveis em: http://hotsites.sct.embrapa.br/proeta/tecnologias.

As propostas eletrônicas podem ser enviadas até 31 de agosto ou 30 de novembro de 2009 ou 1º de março de 2010. Elas serão avaliadas de acordo com a viabilidade técnica e econômica do empreendimento com potencial de crescimento; conteúdo tecnológico e grau de inovação dos produtos ou serviços; e contribuição para a sustentabilidade social, ambiental e econômica, entre outros critérios. Os resultados da seleção serão divulgados em 15 de outubro de 2009, 15 de janeiro de 2010 e 16 de abril de 2010. Estes prazos poderão ser alterados, em razão da quantidade de propostas.

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)Embrapa Informática AgropecuáriaContatos: (19) 3211-5747 – nadir@cnptia.embrapa.brColaboração: Larissa Canova Mendes

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/