21/07/09 |

Ministro Sergio Rezende visita Laboratório de Nanotecnologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, visita hoje, 21, a partir das 16 horas o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA), inaugurado no final de maio na Embrapa Instrumentação Agropecuária. O Laboratório consumiu recursos da ordem de R$10 milhões, sendo R$4 milhões provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia, via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), destinados à aquisição de equipamentos importados e outros fabricados no Brasil especificamente para o LNNA.

Sergio Rezende está em São Carlos (SP) para a cerimônia de entrega da câmera multiespectral MUX, que faz parte da carga útil dos satélites Cbers 3 e 4, programados para serem lançados em 2011 e 2014, respectivamente, e a convite do chefe geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Álvaro Macedo, visita o LNNA. O ministro não pôde comparecer à inauguração do laboratório em maio e agora aproveita a ocasião para conhecê-lo.

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio ocupa uma área de 700 metros quadrados e é uma iniciativa pioneira no mundo nesta linha de pesquisa. Após o seu lançamento em abril de 2006, foi criada a Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio no final deste mesmo ano, na qual estão envolvidos 64 pesquisadores de 28 instituições, sendo 19 unidades da Embrapa e 17 centros acadêmicos de excelência no país. A Rede atuará em três linhas de pesquisa: sensores e biossensores para monitoramento de processos e produtos; membranas de separação e embalagens biodegradáveis, bioativas e inteligentes; novos usos de produtos agropecuários.

No Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio podem ser desenvolvidas pesquisas para aplicação de novas ferramentas para biotecnologia e nanomanipulação de genes e materiais biológicos; desenvolvimento de catalisadores mais eficientes para produção de biodiesel e utilização de óleos vegetais e outras matérias-primas de origem agrícola para produção de plásticos; tintas e novos produtos, produção de nanopartículas para liberação controlada de nutrientes, pesticidas e drogas; nanopartículas e nanodeposição de filmes bioativos para biofiltros, membranas e embalagens biodegradáveis e/ou comestíveis para alimentos.

Joana Silva (MTb 19554) Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP) Contato: (16) 21072901jo@cnpdia.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/