22/07/09 |

Oficinas debatem a Construção do Conhecimento Agroecológico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores, extensionistas, educadores, alunos e agricultores de todas as regiões brasileiras participaram, entre os dias 15 e 22 de Julho, em Brazlândia(DF), de oficinas de capacitação na sistematização de experiência em construção de conhecimento em Agroecologia. A iniciativa é da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e conta com a participação da Ong holandesa ILEIA, um centro de informações de agricultura sustentável de baixos insumos externos.

As oficinas estão sendo realizadas por regiões. "O objetivo é compartilhar experiências e orientar grupos a sistematizarem suas práticas de ensino, pesquisa e extensão, considerando os princípios de construção do conhecimento Agroecológico", explica a agrônoma da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ynaiá Bueno, responsável pela sistematização de experiências do projeto em rede "Transição Agroecológica da Embrapa", que tem a parceria da ABA.

 De acordo com Paulo Petersen, Vice-Presidente da ABA, existem inúmeras experiências inovadoras no Brasil e a oficina tem como objetivo obter um ponto de vista comum entre os grupos em como sistematizar experiências para formar uma rede de intercâmbio. Além disso, serão identificadas as principais limitações e apontadas propostas de políticas públicas para aprimorar as práticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia.

 ONG Holandesa - O pesquisador Jorge Chaves Tafur, representante do ILEIA, compartilha com o grupo observações colhidas em diversos países que percorre, analisando iniciativas relativas ao tema. Essa ONG edita a revista LEISA, dedicada à agricultura sustentável que tem cerca de 40 mil leitores em 174 países, informa Tafur. Ele considera que  o Brasil evidencia um processo mais amplo de criação da construção do Conhecimento Agroecológico, pois enfatiza princípios e métodos que promovem o empoderamento e o protagonismo dos diversos atores envolvidos no processo.

 Depois de finalizada a etapa de oficinas, serão realizados seis seminários regionais de construção do Conhecimento Agroecológico, a partir dos quais 12 experiências serão selecionadas para participarem do Seminário Nacional. O evento ocorrerá durante o VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e II Congresso Latino Americano de Agroecologia, a serem realizados em Curitiba, de 9 a 12 de novembro deste ano.

Valéria Costa - MTb 15533/59/32 - SP, com informações de Ynaiá Bueno

Embrapa Transferência de Tecnologia

Contato: 61 3448.4510

valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/