22/07/09 |

Reunião na Embrapa busca parceria com EUA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisas com tecnologias de 2ª geração para produção de biodiesel será pauta de encontro, nesta quinta (23) e sexta-feira (24), entre pesquisadores norte-americanos e brasileiros representados pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Estão programadas para o evento palestras e visitas aos experimentos desenvolvidos pela empresa com biocombustível. O encontro tem como objetivo prospectar oportunidades de pesquisas em conjunto entre a Embrapa e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, USDA, com etanol de segunda geração e processos de conversão de gramíneas, entre outras pesquisas na área de bionergia.

No primeiro dia, serão ministradas palestras pelos pesquisadores do USDA, Ken Vogel e Bruce Dien, além do coordenador do Lábex-EUA, César Miranda. Na oportunidade, Miranda explica as oportunidades de pesquisa existentes no âmbito do Departamento e de outras instituições americanas, com apresentação das linhas gerais de programas de pesquisa em biocombustiveis, descrição dos projetos em andamento, identificação de lideranças e locais de execução de projetos.

O pesquisador Ken Voguel apresenta pesquisa com biomassa, especialmente de gramíneas para etanol celulósico, que envolve a experiência com melhoramento genético para melhor digestibilidade, resultando em melhor eficiência de fermentação alcoólica. Além disso, também apresentará a descrição de metodologias atualmente em uso ou em desenvolvimento para caracterização de novos materiais para biomassa com estrutura celular favorável a decomposição e processamento.

Processos de conversão da biomassa a etanol ou outros produtos, metodologias de avaliação, processos termoquímicos e biorefinaria, será o tema da última apresentação ministrada por Bruce Dien. Após as apresentações, teremos um especo para discussão com os participantes das unidades centrais e descentralizadas da Embrapa e de instituições parceiras que trabalham com o tema, comenta o Chefe de Pesquisa da Embrapa Agroenergia, Esdras Sundfeld.

Na parte da tarde, estão programadas visitas aos laboratórios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia onde são desenvolvidas atividades em bioenergia.

No segundo dia, pela manhã, está programada visita ao Banco Ativo de Germoplasma de pinhão manso da Embrapa Agroenergia, instalado na Embrapa Cerrados, em Planaltina – DF.

"Esses dois dias permitirão um espaço de discussão com o tema que envolve a agroenergia. A ideia é identificar temas prováveis de pesquisa que poderão ser utilizados em um futuro próximo", adiantou Esdras Sundfeld. A visita técnica e participação dos norte-americanos, tem sido articulada pelo coordenador do Labex-EUA. A comitiva também visitou a Embrapa Gado de Corte em Campo Grande/MS. Pesquisa com gramíneas, matéria prima central das discussões destas visitas, são desenvolvidas pelo USDA. Nos Estados Unidos, estes estudos têm foco em gramíneas como exemplo Switch Grass, Panicum virgatum. Além disso, esse Departamento possui experiência no melhoramento genético com esta espécie para maior digestibilidade. Também atuam na área de processos de conversão de biomassa a etanol, envolvendo etapas termoquímicas e biorefinaria.

Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)Embrapa AgroenergiaContrato: (61) 3448-4845daniela.collares@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/