23/07/09 |

RIPA discute organização de Observatório Tecnológico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Representantes da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA) das regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste estarão reunidos nesta na quinta-feira (23), a partir das 14 horas, na Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP), para discutir a organização de um Observatório Tecnológico de Inovação, uma das metas do projeto Ripa.

De acordo com o coordenador executivo da Rede, Paulo Cruvinel, primeiro será desenvolvido um projeto piloto para a cadeia do leite direcionado à região Sul do país, envolvendo três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A demanda é da própria região. O coordenador explicou que a finalidade do projeto é fazer o monitoramento e acompanhamento de inovações na cadeia do leite, observando não só o lado da demanda, mas também da oferta. "É uma funcionalidade, uma base de partida para integrar diferentes ferramentas, a fim de ampliar a acessibilidade de técnicas a produtos direcionados e a projetos prioritários". Para isto serão envolvidas, além da Embrapa outras instituições.

Na reunião serão discutidos os detalhes para a implementação do projeto piloto, como o desenvolvimento operacional, tático e estratégico a partir da definição direcional do Comitê Gestor da Ripa.

Entre os participantes da reunião estão o ex-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, um dos principais responsáveis pelo projeto Ripa; o consultor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Distrito Federal e coordenador da RIPA na região Centro-oeste do Brasil, Leonardo Hamú; o membro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Paraná e coordenador do projeto na região Sul, Paulo César de Camargo; a vice-coordenadora do projeto e integrante de seu Comitê Gestor, Yvonne Mascarenhas; pesquisadores das duas unidades da Embrapa, localizadas em São Carlos; representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná; da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina; da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Rio Grande do Sul será representado por Lauro Beltrão e Cesar Augusto Cunha Correa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Bernardo Copstein, da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Joana Silva (MTb 19554)Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP)Contato: (16) 21072901 jo@cnpdia.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/