23/07/09 |

Embrapa garante prioridade em projetos na LDO

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Três emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 16 de julho, garantirão aportes complementares de recursos, em 2010, para ações a serem desenvolvidas pela Embrapa em projetos de pesquisa e transferência de tecnologias.

As emendas - propostas pela Comissão de Agricultura Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, cujo autor foi o deputado Paulo Piau (PMDB/MG), e pelos deputados Abelardo Lupion (DEM/PR e Valdir Colatto (PMDB/SC) – foram aceitas pelo relator da LDO, Welington Roberto (PR/PB).

O crescimento da demanda por soluções que visem à conservação dos biomas brasileiros foi um dos motivos justificados pelos deputados para a necessidade de se ampliar a oferta de recursos. "Ao longo dos seus 36 anos, a Embrapa tem sido demandada por questões de interesse nacional, como produzir com sustentabilidade, sem agredir o meio ambiente e a legislação", comentou a coordenadora de articulação política da Assessoria de Relações Nacionais (ARN), Cynthia Cury. A unidade é responsável pelas articulações  junto ao Congresso Nacional.

A ideia é investir em estudos sobre técnicas de monitoramento do uso da terra; novas opções tecnológicas para áreas de conservação em uso, áreas a serem readequadas ambientalmente e áreas de consolidação. Além disso, pretende-se ampliar e agilizar estudos voltados a fornecer coeficientes técnicos adequados à implantação de políticas de incentivo à adoção de tecnologias, e estudos voltados à valoração dos serviços ambientais associados à adoção desses sistemas.

Outro ponto levantado pelos deputados foi a importância de investir em ações de transferência entre a pesquisa e agentes multiplicadores das tecnologias, como a extensão rural.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/