24/07/09 |

Soja deverá ser semeada no mês de novembro no Sul de MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Produtores de Mato Grosso do Sul deverão ajustar a semeadura da soja para a próxima safra. O zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicado na Portaria Nº 136, do dia 21 de julho, para a safra 2009/2010, altera significativamente a época recomendada para a semeadura do grão em todo o Estado. No caso da região Sul, a semeadura ficou restrita ao mês de novembro, não podendo mais ser realizada entre 20 de outubro e 31 de dezembro, como anteriormente. Outra mudança foi a eliminação de semeadura em solo tipo 1, ficando aptos ao cultivo da soja no Estado somente os tipos 2 e 3.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Claudio Lazzarotto, acredita que fatores climáticos devem ter influenciado a mudança na recomendação do período de semeadura. "Nos últimos anos, principalmente de 2003 para cá, as chuvas foram irregulares e as perdas das lavouras muito grandes, estas influenciadas inclusive pela excessiva antecipação da semeadura por parte dos agricultores", analisa.

Ele lembra aos produtores que tanto a liberação de créditos, quanto do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e o seguro agrícola estão vinculados ao zoneamento, portanto ao novo período de semeadura.

Produção

Segundo dados do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de junho de 2009, na safra 2008/2009, Mato Grosso do Sul cultivou uma área de 1,7 milhão de hectares de soja com uma produção de 4,2 milhões de toneladas.

Kadijah Suleiman (MTb RJ 22729JP) Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS) Contato: (67) 3416-9742 kadijah@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/