27/07/09 |

Produção agrícola é tema de palestra em Minas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Mostrar a cerca de 1.300 estudantes de engenharia ambiental a potência que é o Brasil, em produção e sustentabilidade, é o primeiro compromisso público de Silvio Crestana após ter deixado oficialmente a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a menos de um mês. O pesquisador, que retornou à Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP), vai falar sobre o assunto nesta quinta-feira (30), no Espaço Cultura Fernando Sabino, a partir das 14 horas durante o VII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental que se realiza até 1º de agosto na Universidade Federal de Viçosa (MG).

Com a temática "Brasil, o celeiro do mundo: Campeão em produção e sustentabilidade", o ex-presidente adiantou que o Brasil deverá ser o grande líder mundial na produção de alimentos, energias e fibras, considerando potencial disponível em terra, água e mão de obra qualificada. De acordo com ele, o desafio do país é criar novos conhecimentos e tecnologias na direção de uma agricultura sustentável, aumentando a produção agrícola sem comprometer os recursos naturais. "Novos produtos, tecnologias, serviços e inovação em uma moderna agricultura tropical devem promover o resgate ambiental, a redução das desigualdades regionais e o crescimento sustentável da nação, inserindo o Brasil de forma soberana na globalização", afirma.

Um exemplo apontado pelo pesquisador de que o país está na direção certa é o fato de, no período de 1990 a 2008, a produção de grãos ter crescido mais de 148%, enquanto a área cultivada aumentou pouco mais de 24%, o que significa que a produtividade foi de 99%. Isto só foi possível com a inserção de inovação e tecnologia na agricultura tropical.

Crestana ainda vai abordar questões como o Código Florestal, consequências e novos arranjos para minimizar os efeitos das mudanças climáticas; apontar soluções da pesquisa científica e tecnológica para os problemas da humanidade; expansão da fronteira agrícola; ações de impacto da pesquisa agrícola de cunho econômico, ambiental e social; contribuição do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, incluindo a Embrapa no desenvolvimento da agricultura tropical, além de apontar os desafios diante da nova onda de desenvolvimento global. Para Crestana, o país vive um "momento extraordinário e único para o mundo e para o próprio Brasil".

Encontro

O Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental – ENEEAmb é o mais importante evento da comunidade estudantil envolvida com a temática da Engenharia Ambiental, que hoje soma 174 cursos de graduação espalhados pelo Brasil. Realizado pela primeira vez em Goiânia, no ano de 2003, o VII ENEEAmb apresenta como novidade este ano a criação do I CICEEA – Congresso de Iniciação Científica e de Extensão da Engenharia Ambiental - que ocorrerá paralelamente ao evento de 2009. Esta iniciativa visa dar a oportunidade de divulgação das pesquisas realizadas na área da engenharia ambiental, bem como os trabalhos de caráter extensionista desenvolvidos pelos futuros engenheiros ambientais.

Outra novidade é a implementação de "presidentes de delegações". Estes são estudantes de diversas faculdades que se voluntariaram para divulgar o encontro nas suas instituições de ensino. Este fato aumentou a eficácia da divulgação. Com quase dois meses de antecedência, as 1200 vagas do evento já haviam sido preenchidas. Estudantes de 16 estados brasileiros, além de representantes do Paraguai, participarão de palestras, minicursos, oficinas e eventos de integração.

Joana Silva (MTb 19554) Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP)Contato: (16) 21072901 jo@cnpdia.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/