29/07/09 |

Pesquisadores se reúnem para avaliar andamento dos projetos de pesquisa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com a finalidade de avaliar o desempenho de suas atividades de pesquisa, compartilhar informações e definir ações futuras, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove dias 28 e 29 de julho e 4 e 5 de agosto de 2009, das 8h 12h, a IV Reunião Técnica de P&D. O evento está sendo realizado no  Auditório Caiaué, na sede da instituição, no km 29 daAM-010, em Manaus.

Atualmente, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) desenvolve 254 atividades de pesquisa voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, em especial para o Estado do Amazonas, que variam da piscicultura, fruticultura, guaraná, grãos (milho, arroz, feijão) para várzea e terra-firme, mandioca, plantas medicinais e condimentares, uso sustentável da floresta, sistemas agroflorestais, seringueira e dendê.

A chefe-geral da Unidade, Maria do Rosário Lobato Rodrigues, considera a realização da Reunião Técnica da mais alta importância por que proporciona a interação entre os grupos de pesquisadores, que durante o evento discutem as ações em andamento e as novas demandas da Unidade.

Todos os 56 pesquisadores da Embrapa devem participar efetivamente da Reunião mostrando o estágio atual de seus trabalhos. Para Maria do Rosário, "é a partir do conhecimento e análise das ações de pesquisa em andamento que se poderá identificar as necessidades ou não de adequação/aprimoramento das pesquisas em curso, bem como de novas demandas ou idéias que possam fortalecer a contribuição da Embrapa para o desenvolvimento sustentável da região."

A chefe-geral encontra-se em viagem a Brasília juntamente com a Chefe Adjunta de Administração, Nádima Campelo, onde busca apoio para ações estruturantes que favoreçam o desenvolvimento da programação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Unidade.

Discussões – Durante a apresentação dos trabalhos, identificou-se a importância da manutenção das parcerias para o desenvolvimento dos experimentos de campo e da transferência de tecnologia. A Embrapa tem ação conjunta com instituições públicas, como a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), prefeituras; com empresas da iniciativa privada como Agropecuária Jayporo e AmBev (nos experimentos com guaraná), em fazendas de criação de peixe e com produtores rurais.

Maria José Tupinambá - Jornalista (114 MTb-AM)Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM)Contato:(92) 3303-7852maria.tupinamba@cpaa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/