25/08/09 |

CD Nossos Bichos completa um ano e tem alta aceitação entre internautas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um ano e dois meses depois de seu lançamento, o CD Nossos Bichos – Mamíferos do Pantanal, criado pela Embrapa Pantanal em parceria com a CI (Conservação Internacional), registra excelente aceitação entre os internautas que conseguiram fazer o download.

Em outubro do ano passado, foi aplicada uma pesquisa de satisfação entre usuários que se cadastraram para baixar os jogos educativos do site da Embrapa Pantanal (www.cpap.embrapa.br) e da CI. No total, 266 pessoas responderam.

O Nossos Bichos é um CD interativo com dois jogos que mostram os hábitos, os alimentos, os sons, as pegadas e outras curiosidades sobre mamíferos do Pantanal. É resultado do trabalho do pesquisador Guilherme Mourão, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da bióloga e doutora em ecologia pela UnB (Universidade de Brasília), Ísis Medri.

O material foi lançado em junho de 2008, com distribuição e download gratuitos. O foco é atingir professores, para que o utilizem com seus alunos. Neste primeiro ano, cerca de 3,5 mil tentativas de download foram realizadas. Os acessos são diários, mas foram registrados dois grandes picos de downloads logo após o lançamento, em junho de 2008, e entre setembro e outubro do mesmo ano, quando o CD foi divulgado no Ciência para a Vida, uma feira de ciências da Embrapa em Brasília.

PESQUISA

Infelizmente, por problemas técnicos, 149 usuários informaram que não conseguiram fazer o download. A Embrapa está tentando solucionar o problema. O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) vai entrar em contato com esses usuários para propor uma nova tentativa.

Dos 117 que conseguiram baixar os dois jogos interativos, 107 informaram que conseguiram navegar com facilidade. Sete disseram que tiveram razoável facilidade e um informou que não foi fácil navegar.

Os jogos infantis dos Nossos Bichos se multiplicaram com muita facilidade. Dos 117 internautas que conheceram o material, 96 o apresentaram a outras pessoas, principalmente alunos (pelo menos 984), amigos (no mínimo 124), visitantes de museus (90), filhos (ao menos 66), familiares (pelo menos 62), professores (no mínimo 38), escoteiros (50), namorados (2) e outros (ao menos 57). No total, quem respondeu à pesquisa o mostrou a 1.471 pessoas.

Outros internautas disseram que encaminharam o link ou recomendaram a pelo menos 52 pessoas. Oito informaram que pretendiam indicá-lo.

Outra pergunta da pesquisa referia-se ao argumento de que "conhecendo mais a nossa fauna saberemos conservá-la melhor", uma mensagem transmitida pelos jogos. Dos 117 usuários que acessaram os jogos e responderam à pesquisa, 103 responderam que concordam com esse argumento, cinco concordam parcialmente, um discorda e oito não responderam.

A mesma questão perguntava se o usuário sentiu que o conteúdo do CD aumentou seu conhecimento sobre os mamíferos silvestres do Pantanal. Do mesmo universo, 101 responderam que sim, três parcialmente, dois disseram que não e 11 não responderam.

Outra pergunta da pesquisa era "Sabendo que a Embrapa é uma empresa pública de pesquisa, custeada pela sociedade, você acha que os cientistas que trabalham nela deveriam empregar parte de seu tempo em iniciativas como estas?". As respostas positivas somaram 109. Um internauta respondeu "parcialmente" e sete deles não responderam à questão.

"Justamente por ser uma empresa pública, acredito que a Embrapa deva dar uma contrapartida para os contribuintes, na forma não só de conhecimento aplicado, mas também em iniciativas educacionais", respondeu a professora Ana Lúcia Brandimarte, do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo).

"Acho importantíssima esta ação de instituições de pesquisa retornando à sociedade um material de fácil acesso e compreensão. Os trabalhos de extensão são ferramentas fundamentais na dispersão do conhecimento, formando uma sociedade mais consciente", escreveu a usuária Roberta Aguiar dos Santos, do CEPSUL (Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul), ligado ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

ACESSOPara baixar o conteúdo completo do Nossos Bichos, basta acessar o site www.cpap.embrapa.br e clicar na figura do CD infantil, na coluna da esquerda. Ali estão todas as orientações de como baixar os jogos, que são auto-explicativos. O download é gratuito, basta preencher o cadastro.

Mais informações:sac@cpap.embrapa.br

Ana Maio  Mtb – 21.928Embrapa Pantanal, Corumbá (MS)Contatos:(67) 3234-5864anamaio@cpap.embrapa.br

Saulo Coelho Nunes  DRT/SE - 1065Embrapa Pantanal, Corumbá (MS)Contatos:(67) 3234-5807 E-mail: saulocoelho@cpap.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/