25/08/09 |

Embrapa Amazônia Ocidental recebe homenagem

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) será homenageada na terça-feira  ( 25), às 13h, na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, cuja indicação foi feita pelo deputado estadual Luiz Castro(PPS), presidente da Comissão de Assuntos Amazônicos Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em reconhecimento pela atuação da Embrapa no Amazonas. A Unidade será representada pela  chefe adjunto de Comunicação e Negócios, Mirza Carla Normando Pereira.

A cerimônia acontecerá durante a Sessão Especial em Homenagem aos "Agricultores do Estado do Amazonas". Ser um centro de excelência na geração de conhecimentos, tecnologia e inovação para a sustentabilidade da agricultura na Amazônia, é a missão da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) que está presente no Amazonas há 34 anos.

Atualmente desenvolve 254 atividades de pesquisa que variam da piscicultura, fruticultura, guaraná, grãos (milho, arroz, feijão) para várzea e terra-firme, mandioca, plantas medicinais e condimentares, uso sustentável da floresta, sistemas agroflorestais, seringueira e dendê.

Algumas dessas atividades receberão até 2010 um apoio extra do PAC Embrapa (Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa), pois o Governo Federal está injetando recursos para as Unidades da Embrapa visando fortalecer a pesquisa agropecuária brasileira, estimulando a inovaçãocientífica, tecnológica e institucional.

As feiras, mercados e supermercados de Manaus já disponibilizam aos consumidores produtos com tecnologias da Embrapa e isso pode ser observadona oferta de diferentes cultivares de banana que desde 1998 vem sendo lançadas no mercado. Além de serem muito produtivas, algumas destas apresentam características palatáveis muito apreciadas pelos europeus e americanos.

Também na produção de peixe em cativeiro encontra-se grande contribuição da Embrapa Amazônia Ocidental, que através de suas pesquisas vemcontribuindo para o abastecimento do mercado, diminuindo a pressão da pesca nos rios do Estado. Isso foi possível devido ao desenvolvimento detécnicas de produção que diminuíram de 36 para 12 meses o tempo de cultivo de espécies como o tambaqui que atinge 2kg após esse período.Para um futuro próximo as pesquisas com piscicultura estão se projetando para o melhoramento genético do tambaqui, visando a obtenção de linhagensmais produtivas de e em menor tempo de cultivo.

O guaraná é a cara da Amazônia, entretanto, atualmente a produção no Amazonas é insuficiente para atender a demanda local até mesmo das grandesindústrias de refrigerantes, isso tem ocorrido principalmente pela baixa produtividades dos plantios, onde os produtores utilizam mudas tradicionais,oriundas de sementes, aliado a falta de manejo dos guaranazais, e a alta incidência da doença fúngica antracnose que ataca esse tipo de mudas.

Para reverter esse quadro, a Embrapa através de programa de melhoramento, disponibiliza cultivares clonais mais produtivas e resistentes à antracnose e dez vezes mais produtivas do que as tradicionais cultivadas pelos produtores do estado. Para se ter uma idéia, cada hectare com as novas cultivares produz até 400 quilos de sementes torradas de guaraná, enquanto nos cultivos tradicionais são necessários até 10 hectares para produzir a mesma quantidade. Assim com adoção dessas cultivares, em dois anos, a produção de guaraná do Amazonas pode ultrapassar 1.000 toneladas, um aumento de 30% em relação ao ano passado.

O cupuaçu, cultura de grande consumo no estado e que a Embrapa também desenvolve linhas de pesquisa que buscam desde desenvolver materiais genéticos produtivos e resistentes a doenças, disponibilizar aosprodutores técnicas de cultivo que preconizem as boas práticas de produção desde o campo até a produção de polpa.

Como se vê o estado do Amazonas conta com inúmeras tecnologias disponibilizadas pela Embrapa, que se adotas pelos produtores, podem contribuir para o aumento da produção de alimentos de qualidade e com responsabilidade ambiental.

Maria José Tupinambá  (114 MTb-AM)maria.tupinamba@cpaa.embrapa.brContatos:(92) 3303-7852 - fax: (92) 3303-7854Embrapa Amazônia Ocidental

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/