26/08/09 |

Curso sobre descaroçador de algodão em Apodi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Algodão e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande Norte S/A (EMPARN) realizam na quarta-feira( 26) a partir das 8 horas, no assentamento Milagres, em Apodi (RN), curso sobre o uso do mini-descaroçador de algodão, um implemento desenvolvido pelo pesquisador Odilon Reny para beneficiamento da pluma em pequenas propriedades.

Em paralelo, as empresas de pesquisa agropecuária promovem mais um dia-de-campo, desta vez com o tema "O cultivo do algodão para agricultura familiar". O evento será aberto com um café da manhã para os presentes. A partir das 09h30 ocorre uma primeira estação técnica sobre o cultivo do algodão. Em seguida, por volta das 10 horas, outra estação vai discutir sobre o manejo de pragas e doenças. A derradeira estação é sobre o processo de produção de sementes.

"A partir das 11 horas estaremos realizando o curso sobre o mini-descaroçador. O evento ainda prevê almoço para os convidados", diz o analista da Embrapa Algodão, Isaías Alves.

Mini-descaroçador

Trata-se de um equipamento com 20 serras de 11.3/4 polegadas, adaptada do modelo Arius 350, com capacidade operacional de 2,5 kg pluma por hora. O peso total da máquina é de 250kg, o que possibilita seu deslocamento de um assentamento a outro.

Segundo Odilon Reny, esse equipamento foi desenvolvido no intuito de dar uma maior dinâmica ao beneficiamento do algodão dentro da própria área rural dos assentamentos. A idéia básica é que ele possa ser operado por pessoas treinadas vinculadas às comunidades beneficiadas.

Outra vantagem é a eliminação da figura do atravessador, uma vez que a pluma já sai da propriedade semi-beneficiada, deixando as sementes nos assentamentos para utilização posterior. Em um dos projetos que conduz, Odilon também tem incentivado o uso deste tipo de implemento de forma coletivizada numa rede de comunidades, principalmente dentro dos assentamentos da reforma agrária instituídos pelo INCRA.

Os eventos receberam apoio dos seguintes parceiros: Embrapa Negócios Tecnológicos, Finep, Prefeitura de Apodi, Emater-RN, Associação de Produtores de Algodão do Pageú (ASPAP) e Projeto de Implantação de Tecnologias na Cotonicultura no Semi-árido (IMTECOT).

Dalmo Oliveira da Silva (MTb 0598/PB)Contatos: (83) 3182.4300 – ramal 2113 - Fax: (83) 3182-4367imprensa@cnpa.embrapa.brEmbrapa Algodão

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/