31/08/09 |

Associação vai agregar produtores de algodão na Paraíba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de 60 agricultores e técnicos de instituições vinculadas a cadeia produtiva do algodão na Paraíba participaram no último dia 24 da assembleia geral extraordinária de fundação da Associação dos Produtores de Algodão da Paraíba (APAPB), na sede do Sebrae na cidade de Patos (PB).

A APAPB foi criada inspirada no modelo de associação já existente em nove estados produtores de algodão no Brasil, onde a produção é feita na forma empresarial. A nova entidade está vinculada à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) que tem coordenado a reivindicação de políticas publicas de apoio e fortalecimento da marca do algodão brasileiro dentro e fora do país, tendo como exemplo a luta travada na Organização Mundial do Comércio (OMC), contra os subsídios dados pelo governo americano aos produtores de algodão daquele país.

"A APAPB nasce com a proposta básica de fortalecer e profissionalizar a organização da cadeia produtiva do algodão, a partir do seu elo primário, onde a filiação e agrupamento dos produtores na entidade dará maior visibilidade ao algodão colorido e branco da Paraíba", diz o presidente da associação eleito na assembléia, Sandoval Farias da Mata.

A iniciativa de incentivar a criação da APAPB teve como fortes articuladores a Embrapa Algodão e o Governo da Paraíba e contou, com o apoio da Emater, Banco do Brasil, Senar/Faepa, Sebrae, Cooperativa Agrícola Mista de Patos, Coopnatural, Fiep e Banco do Nordeste e dos núcleos de produção estabelecidos em cinco microrregiões do estado.

"A vontade da diretoria eleita é contribuir de forma efetiva com a retomada do cultivo do algodão no estado, mediante o estabelecimento de parcerias institucionais e programa específicos de apoio efetivo à capacitação dos produtores e o estabelecimento de uma logística de assistência técnica e de crédito que viabilizem o negócio do algodão como componente de renda importante para os produtores, independente do seu perfil ou tamanho de cada um deles, pequeno, médio ou grande produtor", comenta Waltemilton Vieira Cartaxo, primeiro tesoureiro da entidade.

Ele diz que a APAPB tem uma formatação diferente das associações de produtores de algodão já existentes no país, pois o seu associado terá perfil misto, podendo ser pequeno, médio ou grande produtor, porque no caso da Paraíba, onde a colheita é feita de forma manual, não havendo cultivo de grandes áreas.

"A agricultura familiar será a grande mola propulsora do algodão no estado, fortalecendo a necessidade de se estabelecer parcerias capazes de assegurar o fechamento de cadeia produtiva, com ações de logística de produção e organização primária, até a comercialização da produção, e em alguns casos indo até a venda do produto manufaturado, tudo em obediência à lógica produtiva de cada núcleo de produção, que terá opção de produzir algodão branco e colorido, no modelo convencional, orgânico ou agroecológico", acrescenta Cartaxo.

Após a criação da associação a diretoria estará trabalhando para fazer os registros necessários a seu funcionamento na forma da lei, e, concluída esta fase, estará encaminhando pedido de filiação a ABRAPA. A associação funcionará em uma sala cedida pela Embrapa Algodão, com a infra-estrutura de comunicação a disposição, para os contatos necessários à consolidação das suas atividades e ações no estado, dentre elas, atingir a meta de contar com um quadro de pelo menos quinhentos produtores associados, até o final do ano, e para isto, os diretores e apoiadores nos núcleos de produção, estão promovendo reuniões e mobilizando os produtores com este objetivo.

A diretoria da APAPB ficou assim composta: Sandoval Farias da Mata (presidente), Maysa Motta Gadelha (primeira vice-presidente), José Campos de Lacerda (segundo vice-presidente), Waltemilton Vieira Cartaxo (primeiro tesoureiro), Tomé da Guerra Dantas Neto (segundo tesoureiro), Felemon Benigno de Araújo Filho (secretário), Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva (diretor de relações institucionais). O conselho fiscal é composto por Murilo César Bezerra, Walfredo Galvão, Hélio Fernandes de Souza (titulares) e Wendel Max Ribeiro, Fernando Nóbrega Rodrigues, Ney José de Lima (suplentes).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3182.4300 ou pelos seguintes correios eletrônicos: cartaxo@cnpa.embrapa.br; carla@cnpa.embrapa.br; socorro@cnpa.embrapa.br; apapb@hotmail.com; apapb@cnpa.embrapa.br; odilon@cnpa.embrapa.br; diretoria.apapb@cnpa.embrapa.br

--

Dalmo Oliveira da Silva

Embrapa Algodão

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/