27/08/09 |

Embrapa disponibiliza 25 tecnologias para incubação de empresas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Vinte e cinco tecnologias da Embrapa já estão disponíveis para incubação de empresas. Divididas em quatro grupos – produtos, serviços, processos e equipamentos –, as tecnologias selecionadas, com potencial para atender empreendedores e formar novas empresas, estão voltadas para a indústria de alimentos, controle biológico de pragas e micropropagação para produção de mudas.

As tecnologias, disponibilizadas por meio do PROETA – programa da empresa para a incubação de agronegócios –, são incubadas por parceiros. No momento, a Embrapa tem convênio com 27 incubadoras parceiras nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nas demais, há convênios em negociação. "Até o final do ano, todas as regiões do País terão incubadoras conveniadas com a Embrapa", anuncia o pesquisador José Manuel Cabral, da Assessoria de Inovação Tecnológica da empresa.

A consultoria para implantação do Programa Balde Cheio em propriedades leiteiras é um exemplo de serviço franqueado, que será prestado, assistido e supervisionado, a partir de metodologia desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP). Nesse caso, consultores serão treinados para implantar tecnologias testadas e validadas pela Embrapa para produção intensiva de leite a pasto. O ambiente de aprendizagem é a propriedade rural, onde técnicos e produtores têm a oportunidade de discutir o planejamento das atividades que serão implantadas.

As cultivares dos pseudocereais isentos de glúten e de alto valor nutritivo como o Amaranto (BRS Alegria) e a quinoa (BRS Piabiru) desenvolvidas pela Embrapa Cerrados (Planaltina – DF) estão disponíveis para interessados no mercado de produtos destinados aos consumidores sensíveis ou intolerantes ao glúten, de produtos naturais e vegetarianos ou dietas especiais.

Já o biorreator para produção de mudas, criado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF) é um equipamento eficiente para multiplicação de mudas de plantas, com grande potencial de mercado, pois atende desde grandes culturas como cana-de-açúcar, eucalipto, fruteiras, até flores e plantas medicinais. Adaptado, ainda pode ser empregado para o cultivo de fungos, bactérias e algas.

Para o controle de moscas-das-frutas, a Embrapa Semi-Árido (Petrolina – PE) desenvolveu um processo de produção em série do inseto parasitóide exótico Diachasmimorpha longicaudata. Essa tecnologia é de baixo custo para o produtor e faz parte de um mercado em ascensão – o de biocontroles.

Saiba mais:

Detalhes do programa, das tecnologias, incubadoras e parcerias no portfólio do PROETA (http://hotsites.sct.embrapa.br/proeta).

Texto:

Mônica Silveira (682/05/34/DRT-DF)

monica.silveira@embrapa.br

Informações:

José Manuel Cabral de Sousa Dias

Jose.cabral@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/