31/08/09 |

Formação em agroecologia mobiliza técnicos e agricultores em Campina Grande

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Algodão, promove na terça-feira( 1° ) , a partir das 9 horas, no auditório central da unidade, debate com o tema "Nivelamento conceitual e metodológico em Agroecologia", com a presença do palestrante Paulo Petersen, da ONG AS-PTA.

Na Paraíba, o resgate da produção do algodão se deu a partir da observação e experimentação de agricultores familiares interessados em reintroduzir a cultura nos sistemas produtivos. A partir de pesquisas participativas e da iniciativa de organizações não-governamentais, a exemplo da AS-PTA, Pólo da Borborema e Arribaçã e instituições de pesquisa como a Embrapa Algodão, foi se estruturando uma rede de agricultores experimentadores do algodão agroecológico, na região da Borborema.

Foi essa iniciativa estimulou também a criação da Rede Paraíba de Algodão Agroecológico que articula as outras regiões do Estado. Como parte das estratégias da Rede, os agricultores têm se organizado para comercializar o algodão diretamente com as indústrias têxteis que tem como foco o trabalho com fibras orgânicas, conseguindo um preço mais compensador e de maior reconhecimento ao trabalho realizado.

"A reintrodução do algodão agroecológico nos roçados da região do Pólo da Borborema tem sido uma das formas de fortalecer a diversificação nos sistemas de produção familiar, possibilitando o aumento na renda e a garantia de colheita no período seco. A época do plantio é determinante para que a cultura do algodão se estabeleça", comenta Petersen.

Segundo a AS-PTA, o manejo dos roçados com o algodão agroecológico tem como base a diversidade de culturas, para isso, é necessário que os agricultores adotem práticas agroecológicas, como conservação do solo, o uso de adubação e de sementes orgânicas, aplicação de biofertilizantes enriquecidos e caldas naturais, manejo ecológico de insetos, preparo do solo com tração animal, tratos culturais, capinas manuais e capinas com bois de cultivadores, e colheita 100 % manual. Esse sistema de produção vem sendo aprimorado a cada ano, possibilitando o aumento na produção do algodão e das outras culturas do consórcio.

Dalmo Oliveira(MTb 0598/PB)Contatos: (83) 3182. 4300imprensa@cnpa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/