28/08/09 |

Embrapa lança livro para revitalizar o coqueiro gigante

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros está lançando o livro "Fundamentos Tecnológicos para a Revitalização das Áreas Cultivadas com Coqueiro Gigante no Nordeste Brasileiro". A obra é fruto do esforço conjunto de pesquisadores e técnicos da Embrapa e Instituições de todo o Nordeste envolvidas direta ou indiretamente na cadeia produtiva do coqueiro gigante para produção de coco seco.

 O lançamento será durante o "I Encontro para Revitalização do Coqueiro Gigante no Nordeste do Brasil, que será realizado de 31 de agosto a 1º de setembro, na Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Este livro agrega, em um só documento, conceitos teóricos e atualizados sobre a cultura do coqueiro gigante e foi elaborado com o intuito de servir como ferramenta para revitalização dos coqueirais adultos das principais áreas de produção do Nordeste do Brasil.

A produção de coco seco tem grande impacto sócio-econômico na região Nordeste do Brasil onde se localizam em torno de 80 % das áreas cultivadas com coqueiro da variedade gigante. Vale ressaltar que em torno de 90% destas áreas estão relacionadas a unidades familiares com menos de 10 ha, às quais se atribui a quase totalidade da matéria prima para a indústria de alimentos (coco ralado) e do coco consumido no mercado in natura.

A abordagem ampla dos diversos temas, agronômicos ou não, que fazem parte da cadeia produtiva de coco tais como clima, solo, manejo e tratos culturais, doenças, pragas, mercado, comercialização, cooperativismo/associativismo e estrutura sindical, além de outros como vermicompostagem e aproveitamento de resíduos orgânicos para distribuição na área do coroamento do coqueiro, deverão contribuir para melhoria dos sistemas produtivos contribuindo, assim, para aumentar a produtividade dos plantios e o lucro líquido auferido na pequena propriedade com reflexo na economia do municipal e regional.

Um programa de revitalização da cultura do coqueiro no Brasil deverá contemplar não somente a renovação de coqueirais decadentes, através do plantio de mudas de qualidade e variedades e/ou cultivares adaptadas a cada região, como também a recuperação de coqueirais atualmente existentes, empregando-se técnicas de manejo cultural e fitossanitário adequados. Em ambas as situações é necessário avaliar as condições de clima e solo e o potencial produtivo das plantas, de forma a justificar os investimentos a serem realizados.

Além de promover a discussão sobre os fundamentos tecnológicos para implantação de um programa de revitalização do coqueiro nas áreas de produção de coco do Nordeste, esta obra apresenta uma análise da importância sócio-econômica da cultura e discute estratégias para uso e desenvolvimento de produtos e co-produtos do coco seco, como forma de agregar valor à produção, através da melhoria da comercialização e fortalecimento do associativismo e estrutura sindical.

O livro contém artigos de pesquisadores e técnicos da Embrapa e Instituições de todo o Nordeste e tem como editores técnicos Fernando Luis Dultra Cintra, Humberto Rollemberg Fontes, Edson Eduardo Mello Passos e Joana Maria Santos Ferreira.

Ivan Marinovic Brscan (RP 1634/09/58/DF) Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC)Contatos:ivan@cpatc.embrapa.br  (79) 40091381 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/