31/08/09 |

Novidades na Casa da Tecnologia na Expointer 2009

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa participa da Expointer 2009 na Casa da Tecnologia/MAPA com nove Unidades Descentralizadas (Caprinos e Ovinos, Clima Temperado, Florestas, Pecuária Sul, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Suínos e Aves, Transferência de Tecnologia, Trigo, Uva e Vinho) e mais de 20 tecnologias, sendo seis delas lançamentos que serão apresentados em solenidade na  quinta-feira (3).

Entre os lançamentos estão quatro tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado. São  duas publicações, o Catálogo de Cultivares de Citros de Mesa 2009 e o Zoneamento de Oliveiras no Rio Grande do Sul e  duas cultivares de pêssego  : BRS Âmbar e BRS Libra.

Os citros estão entre as frutas mais consumidas no Brasil, maior produtor mundial da espécie, e podem ser encontrados na mesa de famílias de todas as classes sociais. Pensando nisso, em 1999, a Embrapa Clima Temperado iniciou um programa de introdução e avaliação de cultivares de laranjas e tangerinas de mesa. "Várias delas, inclusive algumas sem sementes, vêm apresentando um bom potencial para cultivo comercial no RS, devido aos atributos de qualidade e produtividade das mesmas", explicou o pesquisador responsável pelo trabalho, Roberto Pedroso. O catálogo apresenta detalhes de 13 cultivares de citros pesquisadas pela instituição e adaptadas a região.

O Zoneamento de Oliveiras no Rio Grande do Sul, por sua vez, apresenta detalhes das condições climáticas para o plantio de oliveiras no RS, identifica as regiões onde o plantio é recomendado, onde há restrições e onde não é recomendado seu cultivo. Segundo o pesquisador da Unidade, Enilton Coutinho, esse tipo de zoneamento nunca havia sido feito no RS, embora a cultura da oliveira não seja recente. "O zoneamento esclarece algumas das maiores preocupações de quem vai começar a trabalhar com uma cultura", diz. De acordo com ele, em algumas regiões, como na fronteira oeste, a cultura se adapta tão bem que seus resultados de produção são semelhantes aos obtidos na Espanha e na Itália.

Pêssego para indústria e mesa

As cultivares de pêssego  foram  desenvolvidas  pela equipe coordenada pela pesquisadora Maria do Carmo Bassols Raseira, da Embrapa Clima Temperado  em parceria com o Escritório de Negócios de Campinas(SP) da Embrapa  Transferência de Tecnologia. A  BRS Libra tem duplo propósito, e  atende as especificações da indústria de conservas e de mesa.

Com polpa amarela, firme, diâmetro aproximado de 5,5 cm, peso médio dos frutos em torno de 120 gramas e sabor doce que agrada ao paladar do consumidor da fruta in natura. A planta tem vigor alto, floração precoce na primeira quinzena de julho, podendo variar conforme ano e local. Tem baixa necessidade de frio (100 a 200 horas) e foi testada em Pelotas (RS). Sua colheita tem início entre final de setembro e início de outubro e a produtividade da cultivar ficou entre 200 a 500 frutos por planta, antes do desbaste.

A BRS Âmbar atende às especificações da indústria com características desejáveis como: polpa amarela e firme, sabor doce-ácido, diâmetro aproximado de 6 cm, peso médio dos frutos em torno de 130 gramas e deve ocupar parte do mercado da cultivar Esmeralda. A planta tem vigor médio a alto, floração nos meses de julho e agosto e apresentou necessidade de frio em torno de 300 horas. A colheita se dá em final de novembro e início de dezembro e teve resultados em torno de 20 a 30 quilos por planta.

Campo Limpo

Outra novidade é a  tecnologia Campo Limpo, máquina que faz aplicação seletiva em invasoras de pastagens, e  será apresentada pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS). Também estão a mostra espécies de forrageiras, como aveias preta e branca, azevém, trevos, cornichão, ervilhaca, alfafa, milheto e capim sudão. O trabalho com as ovelhas do gene Booroola está novamente na Expointer, com destaque para a capacitação de técnicos e certificação de reprodutores.

Floresta Energéticas e inseticidas biológicos entre as atrações

Inseticidas biológicos que não fazem mal à saúde, nem ao meio ambiente estarão entre as atrações da Embrapa na Expointer. Os bioinseticidas Bt-horus e "Ponto.Final", capazes de controlar o mosquito transmissor da dengue e lagartas que atacam culturas agrícolas, foram desenvolvidos pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF). O assunto é tema da palestra "Bioinseticida para controle de insetos" que o pesquisador Marcelo Silveira Soares apresenta no dia 31/08, às 9h, no auditório da Casa da Tecnologia/MAPA. O visitante pode conferir também os estudos com feromônios, substâncias químicas que atuam como meio de comunicação nas espécies, que estão gerando novas formas de controle do percevejo da soja.

A Embrapa Florestas (Colombo, PR) apresenta o projeto "Florestas energéticas na matriz de agroenergia brasileira". Uma maquete mostra desde a origem da matéria-prima florestal, em uma propriedade rural, até seus usos em forma de biocombustível. Os usos da energia gerada pela biomassa florestal são diversos: desde lenha para abastecimento de residências, propriedades rurais e pequenas indústrias até produtos de alto valor agregado obtidos por meio de processos químicos,como bioenergia de segunda geração – etanol, bio-óleo, celulignina,As principais linhas de ação do programa GENECOC, serviço de assessoria genética da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), serão apresentadas pelo pesquisador Raimundo Nonato Lobo. O GENECOC permite ao usuário informações como estabelecer rankings de animais do rebanho mais adequados para reprodução, ou o grau de endogamia (parentesco), para evitar acasalamentos que possam gerar animais com defeitos congênitos hereditários ou problemas de adaptação ao ambiente. Cada produtor pode alimentar os dados de seu rebanho pela Internet. Atualmente, integram a base de dados do GENECOC rebanhos de nove estados brasileiros, entre Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país.

Um equipamento que dá destino adequado a resíduos da produção animal – Incinerador de Animais - será um dos destaques da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC). Também será apresentado aos visitantes um modelo prático de cisterna, usada para captação e armazenamento da água da chuva. O lançamento é uma cartilha com recomendações para prevenção da gripe A na suinocultura. O assunto é tema do painel sobre influenza suína, que acontece no dia 31/08, na Casa da Fepagro, às 14h, com participação do pesquisador Luizinho Caron.

A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) demonstra as principais variedades de uvas que se adaptam bem às condições climáticas dos principais pólos do Brasil. Estarão sendo apresentadas, entre outras, a 'BRS Margot', lançada em 2007, que é uma cultivar híbrida recomendada para elaboração de vinhos tinto de mesa. Ainda cultivares de uvas tintas como BRS Carmem, 'Isabel Precoce', 'BRS Cora', 'BRS Violeta', 'Concord Clone 30', 'BRS Rúbea', lançadas nos últimos anos. As variedades de uvas brancas "Moscato Embrapa" e a "BRS Lorena" foram desenvolvidas como cultivares para elaboração de vinho branco aromático. O cultivo protegido de videiras e o Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul também estão na Casa da Tecnologia.

SISALERT

Sistema de Previsão de Risco de Epidemias de Doenças em Plantas – é a tecnologia exposta pela Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) para orientar o produtor de cereais de inverno. O sistema tem base em uma plataforma que coleta dados meteorológicos, processa as informações para simulação de riscos de epidemias como giberela e brusone. Uma cultivar de trigo mais resistente às intempéries do clima é o lançamento deste ano.

 

Informações na Expointer:Joseani M. Antunes MTb 9693/RSAssessoria de Comunicação EmbrapaTel. Casa da Tecnologia na Expointer 51-3459-1016/34590630e-mail embrapa.expointer2009@gmail.com

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/