01/09/09 |

Embrapa participa da Rede Brasil-Biogás

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma nova maneira de discutir e partilhar experiências sobre a geração e utilização de biogás surgiu no país. É a criação da Rede Brasil-Biogás, que tem como objetivo reunir e divulgar informações e experiências sobre tecnologias no campo da geração de energia a partir da biomassa residual da agropecuária, agregando pesquisas feitas em diversas partes do país por diferentes instituições. O projeto está em sintonia com a Rede Européia, a EU-Agro-Biogas, que conta com a participação de 13 países (www.eu-agrobiogas.net).

De acordo com os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Airton Kunz e Juliano Corrêa, a rede atuará principalmente na demanda de exigências para a utilização de biogás gerado a partir de biomassa residual. "Ela será um repositório de informações, projetos, normatização etc. A idéia é que, a partir dessa rede, possam ser encontradas diversas maneiras de produzir biogás para a geração de energia elétrica e térmica e combustível, além da produção de fertilizante", explicou o pesquisador Juliano.

Já o pesquisador Airton elogiou a iniciativa que irá permitir nivelar os conhecimentos entre as diferentes regiões do país. "As informações são criadas muitas vezes de maneira isolada e fragmentada, mas agora passam a estar concentradas em um só local. Como a Embrapa está presente em todo país, tem o maior interesse em levar esse conhecimento a todas as regiões", disse.

A Rede Brasil-Biogás tem um caráter multidisciplinar e reúne não só instituições científicas, mas também órgãos e empresas públicas, iniciativa privada, movimentos sociais  e produtores rurais. "A Embrapa contribuirá muito com a questão ligada a biomassa residual de aves e suínos pois temos experiência com tecnologias de geração da fonte de energia. Além disso, nossa Empresa tem um bom conhecimento da cadeia produtiva", afirmou o pesquisador Airton.

A Rede Brasil-Biogás já está em funcionamento, virtual, através do site do Observatório de Energias Renováveis da Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) no endereço http://www.observatoriobrasil.org/default.asp. A coordenação da Rede está a cargo do superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Cícero Bley. Gláucio Roloff, também da Itaipu, será o secretário, e o professor Jorge de Lucas Júnior, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Jaboticabal, atuará como facilitador.

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139) Embrapa Suínos e Aves Contato (49) 3441.0400 – Ramal 454 imprensa@cnpsa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/