02/10/09 |

Produção de uvas no Nordeste é tema de lançamento no Semiárido Show

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na segunda-feira(5) será lançado o  livro A Vitivinicultura no Semiárido brasileiro, editado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Semiárido (Petrolina/PE).

Resultado de mais de três décadas de estudos, envolvendo pesquisadores da Unidade, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) e de instituições colaboradoras, a publicação contextualiza a realidade da produção regional, a partir da década de 1980, com destaque para o rápido crescimento do setor no Submédio do Vale do São Francisco, origem dos frutos a partir dos quais tem sido produzidos vinhos finos, presentes nas mais requintadas mesas e agradável a exigentes paladares.

Do Cabernet Sauvignon, Syrah ao Chenin Blanc e Moscato Canelli, castas de uvas adaptadas ao clima semiárido, a publicação revela a fabricação de produtos com padrão exportação, razão pela qual se mantêm em operação na região sete vinícolas, responsáveis por cerca de vinte tipos de vinhos.

Desde 1999, de acordo com dados preliminares do Censo da Codevasf, no Submédio do Vale do São Francisco já havia registro de uma área irrigada de aproximadamente 120 mil hectares, dos quais 12,2 mil cultivados com videiras – e a maior parte dela em produção, superada apenas pelas culturas da manga e da cana de açúcar.

No polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a produtividade dos vinhedos já é tida como superior às médias nacional e mundial, com safras cada vez maiores e uvas de qualidade para o consumo in natura para a produção de vinhos, sucos e derivados. A localização da região é a mais próxima do Equador em todo o mundo - entre os paralelos 8° e 9° de latitude sul e altitude abaixo de 400m em relação ao nível do mar – e por isso é reconhecidamente privilegiada e favorável ao desenvolvimento da atividade.  

Para organizar as informações reunidas no livro sobre a importância da vitivinicultura no Semiárido – tanto no que diz respeito às questões socioeconômicas quanto técnicas relacionadas ao cultivo das espécies - mais de quarenta especialistas colaboraram na produção do conteúdo distribuído em mais de 750 páginas, que contém ainda orientações de custos de produção e mercado. A publicação poderá ser adquirida durante o Semiárido Show.

Semiárido Show

Considerado um dos maiores eventos de tecnologia agropecuária da região, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a mostra Semiárido Show ocorre entre os dias 5 e 8 de outubro, na área do Escritório de Negócios da  Embrapa Transferência de Tecnologia, em Petrolina/PE.

Em uma área de cerca de vinte hectares, estarão em exposição as principais inovações desenvolvidas como forma de promover a inclusão da agricultura familiar no processo de desenvolvimento local. A expectativa é de que vinte mil produtores rurais participem da programação, que terá a presença de pesquisadores em palestras e minicursos. 

A Embrapa Informação Tecnológica estará na mostra, com equipes dos programas de rádio Prosa Rural e Dia de Campo na TV. Entrevistas ao vivo serão realizadas todos os dias, com pesquisadores, autoridades governamentais, convidados e produtores, além de gravação para o Dia de Campo na TV.

No estande da Livraria Embrapa, haverá divulgação de publicações e venda dos principais títulos editados pela Unidade, como as coleções e séries ABC da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar, Plantar, Criar e Saber, mais os lançamentos da linha técnico-científica, infanto-juvenil e culinária - esta bastante procurada pelo público, em especial donas de casa.    

ServiçoLançamento do livro A vitivinicultura no Semiárido brasileiroDia 05 de outubro de 2009, às 11h40Embrapa Semiárido Km 152 – BR 428 – zona rural  Petrolina - PE    

RedaçãoKátia Marsicano – 03645 MTb Embrapa Informação Tecnológicakatia@sct.embrapa.brContatos:(61) 3448 4590  

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/