05/10/09 |

Bosque mostra biodiversidade da caatinga no SemiáridoShow

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um espaço para o visitante do SemiáridoShow conhecer quarenta espécies da vegetação nativa de caatinga e aprender mais sobre a biodiversidade. Esteé o objetivo do bosque Vasconcelos Sobrinho, instalado no evento pela Embrapa, para apresentar espécies como mandacaru, xique-xique, umburana,maniçoba, umbuzeiro e favela.

"O que o bosque pretende é sensibilizar os visitantes para a preocupação da preservação e do uso sustentável. Para isso, mostramos a relação davegetação com todo o bioma da caatinga, com as outras espécies da flora e fauna", destacou a bióloga Lúcia Helena Kiill, pesquisadora da EmbrapaSemiárido (Petrolina, PE).

Segundo Lúcia, a expectativa é contribuir para que o público presente conheça melhor o potencial de uso das espécies, como forma de conscientização para a preservação. Um dos exemplos citados naapresentação da equipe da Embrapa no local é a umburana.

"É uma espécie que serve de abrigo para abelhas nativas, que por sua vez são importantes para a polinização do maracujá. Porém, a umburana é usadano artesanato local, para fabricação de carrancas e não tem acontecido uma reposição. Sem preservação, portanto, observa-se que há todo um bioma sendo prejudicado", ressaltou Lúcia.

Produtores rurais de passagem pelo bosque ressaltaram a oportunidade de aprendizado. "Está maravilhoso este espaço, principalmente por dar chance aos jovens que conheçam as plantas da região", elogiou o agricultor José Roberto Nunes, de Parnamirim, sertão de Pernambuco.

Adilson Nóbrega (MTb 01269/CE)Embrapa Caprinos e OvinosContatos:(88) 3112.7528adilson@cnpc.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/