05/10/09 |

Combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca em debate no semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Diversos gestores municipais participaram na segunda-feira (5), na sede da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina (PE), do primeiro dia do seminário "Bases Tecnológicas para uma Gestão Municipal de Convivência com o Semiárido".

A diretora-executiva da Embrapa, Tatiana de Abreu Sá abriu o evento ressaltando o grande desafio da empresa de contribuir com as políticas-públicas de desenvolvimento rural do semiárido brasileiro. "A Embrapa vem se preocupando, principalmente, nas últimas décadas com a questão do semiárido, exemplo disso, é que no último concurso, contemplamos um contingente bastante significativo de pesquisadores nessa área.  Além disso, criamos uma plataforma interna, com foco na questão de mitigação, adaptação e vulnerabilidade da região e estamos com a política de garantir o protagonismo da Embrapa nas várias esferas que estão tratando desse assunto nacional e internacionalmente."

Participaram da abertura também o deputado Edson Duarte (PV/BA), o chefe-geral da Embrapa Semi-Árido, Natoniel Franklin de Melo, o prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho, e o prefeito de Petrolina, Júlio Lossio.

Para o deputado, é de extrema importância que os municípios participem da discussão sobre o tema, principalmente, para compreenderem como se encontra o cenário atual. "É preciso que os gestores municipais compreendam o que está acontecendo e o que poderá acontecer com cada um de seus municípios, e, também,  o que fazer com essas informações, por isso a importância dessa discussão com prefeitos aqui na Embrapa, porque aqui se produz conhecimento", afirmou.

Natoniel falou sobre a necessidade de começar a discutir os diversos cenários das mudanças climáticas. "Diante das mudanças que o clima em todo mundo vem se apresentando, especialmente aqui no Brasil como podemos verificar no Piauí, que há um ano sofria com chuvas torrenciais e agora se encontra em uma forte seca, percebemos o aumento da quantidade de pedidos de orientações técnicas de como se fazer uma barragem subterrânea ou uma cisterna rural, por exemplo. É a situação na qual  nos encontramos atualmente, explicou.

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, falou sobre a iniciativa da Embrapa de inovar com esse seminário. "É importante fazer essa provocação política para intensificar, cada vez mais, a discussão sobre o semiárido."

A importância  da região foi lembrada pelo prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, que comentou sobre a imagem  perante à sociedade que, por muito tempo, foi de uma área com problemas e dificuldades. "Mas o semiárido hoje começa a apresentar uma nova vertente, que está diretamente relacionada à questão da água. Não é a toa que as grandes capitais nordestinas são dependentes das nossas hidrelétricas", enfatizou.

O seminário, que segue até  terça-feira (6) com painéis e palestras sobre o assunto, faz parte da programação da feira SemiáridoShow que se realiza até  quinta-feira (8), no Escritório da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado no km 50 da BR 122 – que liga Petrolina a Lagoa Grande. O horário de funcionamento é das 8 às 17:30 horas. O acesso é gratuito.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/