26/02/10 |

Instituições debatem cooperação para trabalhos de convivência com semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) recebeu na quarta-feira (24) a visita de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce), para discutir cooperação entre as duas empresas na implantação de atividades integradas de manejo animal, do solo e da água como foco na agricultura familiar em unidades demonstrativas no Ceará. A perspectiva é de que um termo de cooperação, voltada para trabalhos de convivência com o semiárido, seja assinado em março.

No primeiro momento, a Ematerce colaborará com a Embrapa na implantação de tecnologias como barragens de contenção, barragem subterrânea e terraceamento. As obras, voltadas para favorecimento do solo serão implantadas, no primeiro momento, em campos experimentais da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral.

A cooperação vai se estender, posteriormente a Quixeramobim (na Fazenda Normal da Ematerce) e junto a produtores rurais de Quixadá e Tauá, contemplados em projeto de transferência de tecnologias da Embrapa. Nestas outras unidades, o trabalho em parceria incluirá a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), que avaliará o uso de cultivares do sorgo sob diversos níveis de adubação, para fins de nutrição de caprinos e ovinos.

"É uma iniciativa simples, mas que tem seu ineditismo. A ideia já foi apresentada pela Ematerce e Embrapa ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, que mostrou entusiasmo no projeto", afirmou o diretor técnico da Ematerce, Walmir Magalhães. A Embrapa Caprinos e Ovinos atuará, no âmbito da cooperação, dando suporte às parceiras na implantação das atividades.

Adilson Nóbrega MTb/CE 01269JPEmbrapa Caprinos e Ovinos(88) 3112.7528adilson@cnpc.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/