24/04/10 |

Controle Biológico é tema de Workshop na sede da Unidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O manejo de pragas na lavoura tem sido feito com a utilização de produtos químicos que contaminam o meio ambiente, aplicador e consumidor. Este contágio causa  problemas na saúde de quem consome e compromete a exportação de frutas para outros lugares.

Entre as alternativas ao uso dos produtos químicos, as pesquisas realizadas na Embrapa Clima Temperado vêm direcionando esforços para a descoberta de novos métodos que causem pouco impacto ambiental.Dentre esses métodos está o Controle Biológico. Segundo o pesquisador Dori Nava, "para combater as pragas a equipe vem trabalhando o método do Controle Biológico aplicado que é onde se produz uma grande quantidade de inimigos naturais da praga e depois são liberados em uma área para controlá-la."disse.

Após estudos e a  produção em laboratórios , esses inimigos serão produzidos em grande escala e o produtor terá a chance de adquirir o organismo junto as biofábricas que comercializam. O  Controle Biológico,  permitirá ao produtor  maior chance de comercializar os frutos agregando  valor . Se o produto for destinado à exportação, o preço a ser pago será  ainda maior.

Destinado a produtores, técnicos, estudantes e pesquisadores, o I Workshop do Método do Controle Biológico acontece de 28 a 30 de abril, na sede da Embrapa Clima Temperado.  Na ocasião serão abordados temas como insetos-praga, doenças de plantas e plantas daninhas. Para mais informações acesse o site www.cpact.embrapa.br ou pelo telefone 53-3275-8113.   

Cristiane Betemps– MTB/RS-7418Colaboração: Giulliane Viêgas (estagiária)Embrapa Clima TemperadoContatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/