26/04/10 |

Prosa Rural estreia com entrevista do presidente da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presente da pesquisa na Embrapa e as estratégias para enfrentar os desafios do futuro deram o tom da entrevista do diretor-presidente da Empresa, Pedro Arraes, na tarde de  sábado( 24) , durante a estreia do programa de rádio Prosa Rural ao vivo, na VII Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, em Brasília.

A busca por conciliar agricultura e sustentabilidade e a meta de "dar um banho de tecnologia" em cerca de 900 mil produtores rurais brasileiros que precisam de informação e conhecimento para se desenvolver foram os dois principais pontos citados por ele como ações prioritárias da Embrapa para os próximos anos.São produtores que contribuem com a renda bruta nacional", justificou ele, lembrando que por isso precisam ter mais facilidade de acesso à tecnologia.

Sobre as ações para 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, Arraes lembrou ser esse outro aspecto estratégico dentro da Empresa, que também declarou o mesmo ano como o dos Recursos Genéticos Vegetais, com reforço na área de pesquisa, com mais investimentos e com a valorização de trabalhos já realizados e em desenvolvimento.

Para o presidente da Embrapa, a Empresa em seus 37 anos de existência tem contribuído com a redução no preço dos alimentos, tornando-os mais acessíveis, ao mesmo tempo em que se dedicou à tropicalização da inovação tecnológica, segundo ele, fundamental no panorama agropecuário brasileiro.

Evento tradicional - Referindo-se à sétima edição da exposição Ciência para a Vida, destacou o foco na interatividade como apoio à concepção do projeto deste ano, voltado principalmente à população urbana, que hoje representa cerca de 80% da população brasileira. "Procuramos mostrar que a pesquisa e a ciência interferem no seu dia a dia de todos", explicou. Cerca de 25 mil estudantes também estão sendo esperados até o final do evento.

Aboio para celebrar – Ao final da primeira apresentação do Prosa Rural ao vivo, um momento especial, marcado pela participação do radialista José Roque, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE), que entoou uma das mais tradicionais manifestações da cultura brasileira: o aboio. O tema escolhido foi uma celebração dupla à vida: uma dedicada aos 37 anos da Embrapa e a outra em comemoração ao cinquentenário de Brasília.

Para os próximos dias de Ciência para a Vida, mais apresentações do Prosa estão confirmadas.  No domingo, 25 de abril, o Prosa Rural sobe ao palco às 14h30 e às 19h30. À tarde, entrevista sobre os benefícios do café para a saúde: mitos e verdades; e apresentação cultural do grupo Os Cassianos do Forró (Planaltina/DF). À noite, Pitacos da Hora sobre produção de mudas de qualidade, com a presença do técnico Geovane Andrade (Embrapa Cerrados), seguido da apresentação do Viola Caipira.

Na segunda-feira (26), entrevista às 19h30 com o pesquisador Iedo Bezerra de Sá (Embrapa Semiárido), sobre os riscos e alternativas para a desertificação, e mais uma atração artística de Os Cassianos do Forró. Na tarde seguinte (terça-feira, 27), mais uma apresentação de aboio com José Roque.

Para quarta-feira à noite, bate papo com a pesquisadora Jaciene Lopes (Embrapa Mandioca e Fruticultura), sobre o preparo da mandioca tipo chips e palito, e apresentação do grupo Os Cassianos do Forró.

No dia 29, presença do chefe da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, que vai falar sobre biodiesel, seguido de um radiodrama sob o comando da jornalista Daniela Collares (Embrapa Agroenergia/Brasília, DF) e do pesquisador Dijalma Barbosa da Silva, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF).

Para a noite de sexta-feira, confirmado o tema Mudanças climáticas aumentam incidência de raios, com a presença do meteorologista Francisco de Assis, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no quadro Ao pé do ouvido. Logo após, fechando a programação do dia, show com o grupo Os Cassianos do Forró.

Fechando o último final de semana de programação radiofônica do Prosa Rural, apresentação a partir das 14h30, no dia 1º de maio, do quadro Um dedo de prosa, sobre animais domésticos em extinção, com o pesquisador Arthur Mariante, da Embrapa Recursos Genéticos e Biológica (Brasília/DF), seguido de mais um momento musical de viola caipira.

À noite, às 19h30, representando a Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), o pesquisador Cláudio Capeche vai explicar o que é e como funciona o sistema de compostagem de resíduos. Logo após, voltam Reinaldo e banda para mais um momento do quadro Favas Contadas. No domingo, dia 2, às 14h30, tudo sobre batata doce vitaminada, com o técnico da Embrapa Hortaliças, Werito de Melo, e mais aboio com o radialista José Roque.

 Redação Kátia MarsicanoEmbrapa Informação Tecnológica – 03645 SJPDFBrasília – DF

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/