17/06/11 |

Sistema de saneamento básico é apresentado na Feira da Sucata

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A convite da coordenadoria do Meio Ambiente, a Embrapa Instrumentação, São Carlos (SP),  vai participar - de forma inédita -  da 13ª edição da Feira da Sucata e da Barganha que será realizada neste domingo, 19.  A Unidade vai demonstrar, em tamanho real, no Pavilhão São Carlos Exposhow, o sistema de Fossa Séptica Biodigestora, que inclui o Clorador Embrapa,  em um espaço dedicado à exposição de tecnologias sustentáveis, junto com outras instituições, como o SAAE, PROHAB e Horta Municipal. O evento vai ocorrer das 8 às 17 horas.

Para o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, responsável por dar continuidade ao projeto desenvolvido pelo ex-pesquisador Antonio  Novaes, a apresentação do sistema de saneamento básico na zona rural durante a feira é uma oportunidade de demonstrar a atuação da Embrapa Instrumentação na cidade, despertar para o conceito de sustentabilidade junto a um público com potencial multiplicador.

Para demonstrar o sistema de Fossa Séptica Biodigestora será utilizado caixas de fibra de vidro em tamanho real, tubos e conexões, além da distribuição de folderes da tecnologia, revista Papo-Cabeça: Saúde na Roça, livreto Perguntas e Respostas, apresentação de vídeo e fotos.

Fossa Séptica Biodigestora

A Fossa Séptica Biodigestora é um sistema fácil de instalar e acessível, que trata pelo processo de biodigestão o esgoto humano oriundo do vaso sanitário, transformando também o efluente tratado em adubo orgânico para o solo.

Hoje, mais de quatro milhões de propriedades rurais do país só conhecem um jeito de tratar o esgoto que sai das casas: fazer buracos no chão, as chamadas fossas negras, nos quais são acoplados os vasos sanitários. Esse sistema, muitas vezes, contamina a água de lençóis freáticos e poços, o que pode levar ao aparecimento de doenças, como diarréia, cólera, hepatite e salmonelose nos consumidores da água. Com o esgoto humano depositado diretamente nos tanques biodigestores, o lençol freático e os poços caseiros não são contaminados.

O Clorador Embrapa, outra tecnologia que será apresentada, complementa o processo, garantindo qualidade de água aos consumidores. O aparelho, acoplado ao reservatório, facilita o processo de cloração da água, eliminando o risco de contrair uma série de doenças.

Joana Silva MTb 19554

Embrapa Instrumentação

Contatos:16 21072901

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/