29/07/11 |

Embrapa Semiárido participa da Fenagri

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Como já é tradição nestas mais de duas décadas de realização do evento, a Embrapa Semiárido estará presente na programação da Feira Nacional da Agricultura Irrigada, a Fenagri. Este ano, a Empresa oferece um seminário sobre citricultura, além de três minicursos voltados para as áreas de manejo de solo, fertirrigação e produção de ovinos.

Durante os quatro dias da feira, que acontece até o dia 30 de julho na Univasf, em Juazeiro, BA, a Emprapa Semiárido, juntamente com a Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Petrolina, estará expondo produtos e tecnologias no estande institucional. Pesquisadores da Empresa que atuam em diversas áreas ficarão à disposição do público para atendimento pessoal.

No local, estão expostos materiais do laboratório de Biotecnologia - mostrando a produção de mudas in vitro de uva, banana, plantas ornamentais e palma -, pesquisas com produção de sucos e vinhos finos no Vale do São Francisco, diversificação de cultivos de citrus, tecnologia de produção de coco híbrido e variedades de milho e feijão de corda recomendadas para o Semiárido. Também estão acessíveis ao público os serviços da Empresa disponíveis na internet e publicações do Sistema Embrapa de Editoração.

Para o Chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo, a Empresa tem uma participação fundamental no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a agricultura irrigada no Vale do São Francisco. Desta forma, ele considera essencial a presença na Fenagri, que representa uma importante oportunidade para estabelecer e renovar parcerias com diversos setores, como governos, instituições e produtores.

Citricultura em destaque

De acordo com Natoniel Franklin, a Embrapa tem atuado no suporte ao setor produtivo mostrando os potenciais do Semiárido e viabilizando a implantação de novos produtos para a diversificação da fruticultura. Entre eles, os citrus – como laranjas, tangerinas limões e pomelos – que estão sendo testados por pesquisadores da Embrapa Semiárido e Mandioca e Fruticultura.

Os primeiros resultados desta pesquisa serão apresentados no Seminário "Desenvolvimento Sustentável da Citricultura no Vale do São Francisco", que acontece nos dias 29 e 30, dentro da programação. Na oportunidade, vão ocorrer palestras sobre as novas oportunidades para este negócio agrícola, além de temas relacionados às variedades copa e porta-enxerto, manejo do solo, clima, pragas e doenças pós-colheita, mercado e comercialização e as tecnologias utilizadas para a produção.

Encerrando o Seminário, os participantes terão a oportunidade de conhecer os experimentos dos pesquisadores e degustar produtos da citricultura, em um Dia de Campo, no sábado (30), no Campo Experimental do Mandacaru, da Embrapa Semiárido, em Juazeiro, BA.

Cursos e eventos

Entre os diversos minicursos que compõem a programação, três serão oferecidos pela Embrapa Semiárido: Sistema de Manejo de Solo para Inferir na Sustentabilidade em Sistemas Produtivos, tendo como instrutora a pesquisadora Vanderlise Giongo Petrere; Fertirrigação, com o pesquisador José Maria Pinto; e Viabilidade Econômica da Produção de Ovinos em Pastagem Irrigada, com o pesquisador Tadeu Vinhas Voltolini.

Outros eventos também estão previstos, como a assinatura de um convênio de cooperação técnica com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). A parceria vai permitir a realização de atividades conjuntas no projeto "Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA", realizado pela Embrapa em parceria com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF).

Na ocasião foi lançado o Semiárido Show, o maior evento da região Nordeste voltado para a agricultura familiar, que acontece de 22 a 25 de agosto em Petrolina, PE. A feira, realizada pela Embrapa Semiárido em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, apresenta aos pequenos produtores as inovações tecnológicas voltadas para o desenvolvimento das áreas dependentes de chuva.

Na semana da Fenagri, a Embrapa Semiárido recebe ainda diversas comitivas, que vêm à região para participar do evento e aproveitam a oportunidade para conhecer os trabalhos realizados pela Empresa na região.

Contatos:

Natoniel Franklin de Melo – Chefe Geralchgeral@cpatsa.embrapa.br

Fernanda Birolofernanda.birolo@cpatsa.embrapa.brEmbrapa Semiárido – 87 3862 1711

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/