03/08/11 |

Saneamento básico rural é destaque da Embrapa Instrumentação na Agrifam

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Levar conhecimento aos 35 mil visitantes esperados na 9ª edição da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam) é a proposta da Embrapa Instrumentação, São Carlos (SP), com a demonstração de tecnologias e a realização de palestra sobre o saneamento básico na zona rural, durante o período de 4 a 6 de agosto, em Agudos (SP).

Além da exposição da maquete da Fossa Séptica Biodigestora, do Clorador Embrapa e informações sobre biodigestor, o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva vai realizar no dia 5, às 14 horas, uma palestra sobre saneamento básico na zona rural. O produtor rural terá a oportunidade de conhecer, durante a apresentação, os principais problemas causados pela falta de saneamento básico rural no país, consequências, as principais doenças disseminadas pela água e os principais processos de tratamento de água e de esgoto, impactos ambientais e socioeconômicos sobre o uso da Fossa Séptica Biodigestora, instalação de jardim filtrante e uso do efluente tratado na agricultura.

Problema

A estimativa do secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, é de que o país terá que investir R$ 420 bilhões para oferecer água tratada, recolhimento de lixo e sistema de drenagem urbana a todas as residências e levar redes de esgoto para 90% da população nos próximos 20 anos. A afirmação foi feita em maio, durante seminário sobre o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), no Rio de Janeiro, dirigido a especialistas no setor e integrantes de prefeituras. A meta do Plansab é a universalização dos serviços de saneamento até 2030.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Instrumentação, Cinthia Cabral da Costa, o Brasil tem mais de 23 milhões de pessoas na zona rural sem esgoto tratado corretamente, o que corresponde a 75% da população rural. Segundo Cinthia, um reflexo da falta de saneamento no Brasil é observado na área de saúde, onde há um índice de mortalidade causado por diarréia (principal doença provocada pela falta de saneamento), semelhante à de países pobres da África e é o terceiro maior da América do Sul, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2004.

Serviço:

Evento: Agrifam 2011Data: 04 a 06 de agostoLocal: Km 322 da Rodovia Marechal Rondon, Agudos (SP)

Joana Silva - MTb 19554Embrapa Instrumentação (São Carlos /SP)Contato: (16) 21072901 / 99946160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/