31/10/11 |

Sistema de saneamento básico conquista prêmio no mercocidades

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na quinta-feira (27), o projeto "Sistema de Saneamento Básico na Área Rural" conquistou o terceiro lugar na classificação do Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia. Este é mais um reconhecimento à pesquisa desenvolvida em 2001 pelo pesquisador Antonio Pereira de Novaes, da Embrapa Instrumentação, São Carlos, e que vem sendo conduzida atualmente pelo pesquisador Wilson Tadeu da Silva, após o falecimento de Novaes, em março deste ano. O prêmio será entregue durante a reunião de cúpula da Rede Mercocidades, em Montevidéu, Uruguai, que será realizada de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2011.

A premiação foi anunciada pelo prefeito Oswaldo Barba durante a 4ª Mostra de Ciência e Tecnologias em Políticas Públicas, que teve início no dia 25 e vai até amanhã, 29, no pavilhão do ExpoShow, em São Carlos. O prefeito agradeceu a participação dos inscritos no prêmio e disse que foi muito difícil selecionar os projetos, porque todos são de grande importância para a sociedade e altamente qualificados.

Para o pesquisador Wilson Tadeu a conquista do prêmio é mais um reconhecimento do nível das pesquisas realizadas pela Embrapa Instrumentação e uma oportunidade de tornar o sistema de saneamento básico na área rural conhecido em outras cidades do MERCOSUL.

Este é segundo prêmio do Sistema de Saneamento Básico na Área Rural que o projeto conquista. O primeiro foi em 2003, quando o projeto concorreu com mais de 630 trabalhos de instituições públicas e privadas de todo o País e ganhou o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social da região Sudeste do país.

O primeiro lugar no Prêmio Mercocidades ficou com projeto "Cultivo em massa de larvas do caranguejo-uçá Ucides cordatus: uma proposta para o repovoamento da espécie visando à manutenção da biodiversidade e geração de renda", da Universidade Federal do Espírito Santo.  "Rehidrologia e desenvolvimento do modelo de simulação para o tempo real das bacias do Sistema Hidrológico de Los Arroyos e Ludeña Saladillo", da Universidade Nacional de Rosário, Argentina.

Mercocidades

A Mercocidades é uma rede de cidades dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, criada em 1995, para dar possibilidade às autoridades municipais de participar das decisões de integração regional. Atualmente conta com 181 cidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Peru e Bolívia. Entre os objetivos da rede estão: criar mecanismos de comunicação e intercâmbio entre as cidades-membros e entre redes, fomentando a troca de informações e experiências; estabelecer convênios e serviços entre as prefeituras; desenvolver programas comuns em planejamento urbano, desenvolvimento econômico, meio ambiente, etc.; estimular a participação dos cidadãos no exercício dos seus direitos nos âmbitos político, econômico e social.

As áreas de atuação da rede são divididas em Unidades Temáticas: Autonomia e Gestão Municipal; Cooperação Internacional; Ciência e Tecnologia (CDV); Cultura (SEMC); Desenvolvimento Econômico Local (CDV); Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Urbano (Sedec); Educação (Seme); Gênero e Município; Meio Ambiente; Planejamento Estratégico (Seges); Turismo; Segurança Cidadã.

Joana Silva MTb 19554

Embrapa Instrumentação

16 21072901

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/