05/01/17 |   Recursos naturais  Transferência de Tecnologia

Curso de Engenharia Ambiental da FAJ apresenta projeto “Sustenta Essa!”

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo FAJ

Arquivo FAJ - Alunos na praça.

Alunos na praça.

Projeto conta com a participação de estagiário da Embrapa

O projeto "Sustenta Essa!" da Faculdade de Jaguariúna, SP, iniciado em 2016, trabalha as principais esferas da sustentabilidade (Repensar, Reduzir, Reaproveitar e Reciclar). Ao logo do tempo novas ideias surgiram e hoje o projeto atua nas áreas de saneamento rural e urbano; educação ambiental; sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta; biocombustível e energias renováveis, recuperação de nascentes e áreas degradadas.

O "Sustenta Essa!" é formado por alunos do curso de Engenharia Ambiental, entre eles, João Paulo Ventura, estagiário da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). Conforme João, durante o ano foram realizadas diversas atividades, como cursos de compostagem doméstica, exposições, palestras feitas pelos alunos em escolas técnicas, além de trabalho social realizado no Lar São Vicente de Paulo, em Santo Antônio de Posse, SP, que teve foco na restauração da mata ciliar, no saneamento ambiental da área, além de doações para a instituição.

"Por meio do estágio pude conhecer melhor a área de pesquisa, que foi fundamental para o meu interesse em participar e desenvolver algumas propostas dos projetos apresentados e que fazem parte do "Sustenta Essa!", diz João.

Em exposição realizada na praça Matriz de Jaguariúna em 3 de dezembro de 2016, o público pode conhecer diversos trabalhos como o biodigestor, o tratamento de resíduos industriais e a compostagem doméstica, que trabalha com decomposição de materiais orgânicos com a finalidade de obter um material rico em substâncias húmicas e de nutriente mineral, gerando adubo.

João explica que a chave para se fazer um bom adubo orgânico é ter uma mistura bem balanceada com materiais ricos em nitrogênio e carbono. "Recomendo usar materiais não processados para evitar odor muito forte que possa incomodar, já que estamos falando de compostagem doméstica". Ele cita folhas, grama, restos de comidas, borra de café, chá, casca de ovo, serragem de madeira, papelão, restos de poda, folha seca, entre alguns materiais que podem ser utilizados. O adubo gerado pode ser utilizado tanto para hortas quanto para o jardim e também pode ser incorporado ao solo.

Estiveram na praça estudantes do curso de Engenharia Ambiental do 4º, 6º e 8º semestres, além de professores.

"O evento chamou bastante atenção do público, que demostrou interesse em saber como os projetos funcionavam", comemora João.

Juntamente com as partes técnicas, os visitantes conheceram mais sobre a educação ambiental de forma descontraída por meio de jogos de tabuleiro. Além de incentivar a preservação ambiental, o jogo ressalta que os pequenos atos são responsáveis pelas grandes mudanças, conta o graduando.
 

Cristina Tordin (MTb 28499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3311 2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/