06/03/09 |   Produção vegetal

Dia de Campo na TV - Manejo integrado de pragas da soja (con la versión en español del video)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: R.R. Rufino

R.R. Rufino - Percevejo sugador de grão em vagem de soja.

Percevejo sugador de grão em vagem de soja.

Este programa foi ao ar no dia 06 de março de 2009.

Para proteger o meio ambiente e garantir melhor qualidade do produto que chega ao consumidor, a Embrapa e seus parceiros indicam o Manejo Integrado de Pragas (MIP) da soja, milho e trigo. Na década de 80, o MIP nas lavouras de soja, por exemplo, chegou a diminuir em até 50% o uso de agrotóxicos sem comprometer a produtividade, mas gradativamente o programa caiu em desuso. O Dia de Campo na TV pretende abordar as principais táticas do MIP e a importância de sua retomada.

A cultura da soja está sujeita ao ataque de insetos desde a germinação até a colheita. A lagarta do cartucho e o percevejo barriga verde são as principais pragas do milho. A lagarta se alimenta das folhas, e da espiga, afetando a produtividade. Quando atinge o colmo jovem, mata a planta. A soja também está sujeita ao ataque da lagarta da soja e dos percevejos sugadores de sementes; e mais recentemente vem sofrendo com outras pragas.

Mas o uso indiscriminado de inseticidas para combatê-los pode provocar desequilíbrio ambiental e aumentar os custos de produção. Segundo os pesquisadores da Embrapa Soja, o manejo integrado de pragas é um conjunto de estratégias, que garante eficiência, economia e redução de impactos ambientais. Essa tecnologia promove o controle racional de insetos na lavoura, levando em consideração o monitoramento de insetos pragas e seus inimigos naturais e o estádio da planta. Uma vez constatada a necessidade de controlar, deve-se optar entre os métodos biológicos, culturais ou químicos utilizando os produtos mais seletivos.

No ano passado, o governo do Paraná assinou, junto com representantes de entidades ligadas ao programa de Manejo Integrado de Pragas, um documento que estabelece novas diretrizes ao MIP. Com a retomada do programa no Paraná – nas culturas de soja, milho e trigo –, a intenção é reduzir em 30% a aplicação de inseticidas nas lavouras no estado nos próximos cinco anos. O objetivo é capacitar cerca de 500 técnicos, que poderão orientar aproximadamente 10 mil produtores sobre o uso consciente de agrotóxicos.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa e Sempre em Dia.

 

Versão em espanhol (versión en español): Manejo integrado de plagas en soja

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Lebna Landgraf (MTb 2903)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

conteudo-em-espanhol