06/10/14 |   Mudanças climáticas

Pesquisa discute as mudanças climáticas e seus impactos na Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Inicia nesta segunda (06), em Belém, o evento Amazalert/Robin Meeting: impactos do clima e das mudanças no uso da terra na floresta e nos serviços ambientais. São workshops de resultados de dois projetos de pesquisa desenvolvidos pela Embrapa, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e União Europeia – por meio das Universidades de Leeds (Reino Unido), Lancaster (Reino Unido), Wageningen (Holanda), entre outros institutos de pesquisa internacionais, como Alterra (Países Baixos) e MetOffice (Reino Unido). Eles buscam entender como mudanças globais e regionais no clima e uso da terra impactam a Amazônia e suas florestas, agricultura, hidrologia e população. 

O Projeto Amazalert (Embrapa Monitoramento por Satélite), que está em fase final de execução, detectou e quantificou sinais de degradação de grandes dimensões na floresta e desenvolveu um sistema de alerta para impactos irreversíveis sobre serviços ecossistêmicos na Amazônia, como clima regional e global, recursos hídricos, biodiversidade, e atividades humanas e econômicas por parte de comunidades locais. Além disso avaliou os impactos e efetividade de políticas públicas e medidas para a prevenção da degradação da Amazônia.

O Projeto Robin (Embrapa Amazônia Oriental) iniciou em 2011 e busca quantificar o papel da biodiversidade nos ecossistemas terrestres da América Central e do Sul no âmbito da mitigação da mudança climática; quantificar as interações locais e regionais entre biodiversidade, modificação no uso do solo e o potencial para mitigar a mudança climática; além de avaliar as consequências sócio ecológicas das mudanças na biodiversidade e nos serviços dos ecossistemas em cenários de alteração climática. Tudo com o propósito de oferecer informações seguras à tomada de decisão no âmbito de políticas públicas focadas em uma economia de baixo carbono.

SERVIÇO:

No dia 06/10, a reunião será na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (Travessa Dr. Eneas Pinheiro, s/n), com a apresentação de resultados dos dois projetos ao poder público, instituições de pesquisa e universidades. Nos dias 07, 08 e 09, será em Alter do Chão (Santarém – PA), Hoteis Borari e Belo Alter.

Mais informações sobre Amazalert: http://www.eu-amazalert.org

Mais informações sobre Robin: http://www.robinproject.info/port/

 

Ana Laura Lima (MTB 1268 / PA)
Embrapa Amazonia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 32041099 ; 84695115

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

amazalertrobin