26/06/09 |   Agroenergia

Dia de Campo na TV - Tecnologia para a produção de oleaginosas e biodiesel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa Soja

Embrapa Soja - Mudas de dendê

Mudas de dendê

Este programa foi ao ar no dia 26 de junho de 2009.

A Embrapa e parceiros de norte a sul do país estão trabalhando para aumentar a oferta de matérias-primas agrícolas nas diferentes regiões brasileiras para produção de biodiesel, por intermédio de capacitação continuada e de acordos regionais com diferentes parceiros.

Atualmente, cerca de 90% da oferta de óleo vegetal para produção de biodiesel é proveniente da soja, porque ainda são pequenas as áreas de produção de outras oleaginosas como girassol, mamona, canola e dendê. "Apesar desta realidade, o Brasil possui excelentes condições para estimular a produção de outras oleaginosas", explica o pesquisador da Embrapa Soja, João Flávio Veloso Silva. Segundo ele, a diversificação agrícola é altamente desejável para cumprir as prerrogativas de inclusão social e vocação regional diferenciada da agricultura. "Esta é uma grande vulnerabilidade para o Programa do Biodiesel, mas também uma grande oportunidade para estimular o cultivo de outras oleaginosas, como o girassol, a mamona, a canola e o dendê", defende.

Para solucionar parte deste entrave, a Embrapa e parceiros estão formando redes de transferência de tecnologias nas cinco regiões brasileiras. "A idéia é promover a capacitação continuada da assistência técnica e de produtores rurais, com o objetivo de ampliar a oferta de matérias-primas agrícolas para produção de biodiesel", explica Silva.  De acordo com o pesquisador, as redes de transferência de tecnologia envolvem a Embrapa, as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária, assistências técnica, cooperativas e principalmente, as usinas de biodiesel implantadas nas regiões, com foco na produção de óleos vegetais que tenham aptidão regional.

A transferência de tecnologias disponíveis para produção de oleaginosas e utilização de seus co-produtos começou a ser feita em três regiões brasileiras. No norte do país, mais de 100 famílias estão recebendo informações técnicas para produzir 570 hectares de dendê. Na Região Nordeste são 20 municípios do território do sisal que participam do projeto de capacitação continuada para produzir mamona e girassol. Na Região Sudeste, a Usina âncora é a da Petrobrás, em Montes Claros, MG. Cerca de oito mil produtores de municípios que ficam próximos à usina da Petrobrás, no norte de Minas, também fazem parte do projeto.  Eles receberão treinamento da Emater sobre mamona, girassol, e outras culturas que fazem parte da integração lavoura e pecuária.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Lebna Landgraf (MTb 2903)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/