30/05/08 |   Agroindústria

Dia de Campo na TV - Cultivar Atalanta: racionalização de água na cultura do arroz

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa.

Agência de Notícias - Embrapa. -

Este programa foi ao ar no dia 30 de maio de 2008.

A cultivar de arroz irrigado Atalanta foi lançada em 1999 pela Embrapa Clima Temperado. É um arroz de ciclo superprecoce, podendo ser colhido em torno de 100 dias depois de plantado. É uma planta que segue o modelo moderno filipino, de porte semi-anão. Seu grão é longo e fino, padrão preferido pelos consumidores, o que permite larga utilização em receitas e um rendimento culinário do tipo "soltinho" - sem aderência entre os grãos.

Estará presente no programa o pesquisador Ariano Martins de Magalhães Junior, responsável pelo melhoramento genético e lançamento da cultivar, que nos últimos anos tem sido a principal novidade na lavoura orizícola do Sul. Ariano lembra que o potencial produtivo da cultivar é alto, entre 9 mil e 9.800 kg por hectare, ou seja, bastante superior à média do Rio Grande do Sul, ao redor de 6.800 kg/ha. Por ser precoce, pode ser plantada mais tarde, o que significa grande vantagem quando há dificuldades na implantação da lavoura. Da mesma forma, por ter ciclo muito curto, requer menos insumos, inclusive água, com repercussões ambientais interessantes.

Desde que foi lançada, a cultivar Atalanta vem tendo ampliada, a cada safra, sua área plantada. Ariano e os demais pesquisadores de arroz irrigado da Embrapa Clima Temperado estão convencidos de que este interesse dos produtores pela cultivar seguramente continuará crescendo nos próximos anos.
 

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Sady M.Sapper (MTb RS 5376)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8208

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/