10/05/17 |   Biotecnologia e biossegurança

Quer saber mais sobre a engenharia genética e o impacto dos produtos transgênicos na sua rotina diária?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Claudio Bezerra

Claudio Bezerra - Francisco Aragão vai debater ciência com o público da capital federal durante o Pint of Science

Francisco Aragão vai debater ciência com o público da capital federal durante o Pint of Science

Participe do debate nesta segunda-feira (15/05) com o pesquisador da Embrapa Francisco Aragão durante o Pint of Science, em pub na capital federal.

Provavelmente, você já ouviu falar de organismos geneticamente modificados (OGMs) ou transgênicos. Mas, será que você realmente sabe como são desenvolvidos e os impactos que podem ter no seu dia a dia? Nesta segunda-feira (15/05), você terá a oportunidade de ouvir o que a ciência tem a dizer sobre esses produtos, que já fazem da vida dos brasileiros há mais de duas décadas. E o que é melhor: no ambiente descontraído de um pub. A iniciativa é resultado do festival de divulgação científica Pint of Science, que marca a sua estreia em 2017 na capital federal. O tema “Como a engenharia genética aplicada ao melhoramento de plantas pode alterar a vida das pessoas” será debatido pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Francisco Aragão, de 19h30 às 21 horas, no London Street Pub (214 Norte Bloco D). Junto com ele, estará a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani.

O Pint of Science foi criado na Inglaterra em 2013, com o objetivo de proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público. Para isso, acontece em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares. O evento acontece, simultaneamente, em nove (9) países, em mais de 100 cidades, durante três noites (15, 16 e 17/05). O Brasil é o único país da América Latina a participar e, este ano, Brasília estreia como uma das cidades a sediar o festival mundial    

Para Aragão, essa é uma oportunidade muito importante para debater a ciência com um público não especializado em um ambiente informal, como um bar. O Pint of Science foi criado para proporcionar debates sobre tópicos científicos com quem faz ciência. É realizado por voluntários e foi criado por uma comunidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado em 2013, na Inglaterra. A sua realização é possibilitada por parcerias formadas nos países que sediam o festival. Ao longo desses três anos, o festival tem crescido significativamente no mundo, com a participação cada vez maior de países, cidades e pessoas interessadas em conhecer melhor a ciência.

A divulgação científica sempre foi uma das prioridades da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Paralelamente ao fazer científico, desenvolvido todos os dias em seus laboratórios, campos experimentais e demais instalações, a Unidade investe com a mesma intensidade e regularidade em ações de comunicação científica para levar o conhecimento gerado a públicos não especializados a partir da promoção e participação em eventos. “A participação em ações para divulgar a ciência é uma constante na minha vida profissional. Desde a década de 1990, participo de debates na Embrapa e em eventos no Brasil e no exterior. Iniciativas como o Pint of Science são fundamentais para aproximar a ciência da sociedade, potencializar o debate científico e instigar a formação de novos talentos para as atividades de ciências”, ressalta o pesquisador.

A distância entre ciência e sociedade ao longo da história tem levado à resistência às novas descobertas, especialmente porque o medo do novo e do desconhecido é uma característica da personalidade humana. A aceitação da sociedade diante da introdução de um novo processo tecnológico depende de fatores sociais, culturais, econômicos, religiosos, educacionais e, principalmente, do nível de compreensão e de envolvimento da sociedade quanto à aplicabilidade dos resultados científicos em suas necessidades diárias. “É preciso levar o conhecimento científico à sociedade para que possa formar sua própria opinião a respeito das tecnologias oferecidas pela ciência”, explica Aragão.

A divulgação da ciência e da tecnologia visa criar uma consciência coletiva diante dos riscos e vantagens dos avanços tecnológicos, além de complementar o ensino formal, despertar vocação científica e valorizar a ciência como elemento da cultura.
Por isso, o Pint of Science investe em eventos que tirem os cientistas de seus laboratórios para conversar com o público de forma acessível e em ambientes informais.

A recepção do público brasileiro a esse festival tem sido muito positiva. Prova disso é que em 2016, aconteceu em sete cidades. Em 2017, esse número triplicou e 22 cidades participam do evento.
 
Serviço:
Festival Pint of Science em Brasília, DF
Tema: “Como a engenharia genética aplicada ao melhoramento das plantas pode alterar a vida das pessoas?”
Palestrantes: Francisco Aragão (pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) e Adriana Brondani (diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)).
Data: 15/05/2017
Hora: 19h30 às 21 horas
Local: London Street Pub (214 Norte Bloco D).
Mais informações no link https://pintofscience.com/

Fernanda Diniz (MTb 4685/89)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Telefone: (61) 3448-4768

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/