12/04/13 |   Florestas e silvicultura

Prosa Rural - Florestas energéticas: alternativa para a preservação da Caatinga

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Abril/2013 - 2ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

A exploração da vegetação nativa de forma não sustentável gera degradação e graves danos ambientais. Na Caatinga, o desmatamento tem atingido níveis preocupantes, principalmente na região da chapada do Araripe, entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Nessa região, a madeira obtida é usada principalmente como lenha. Com o objetivo de recuperar as áreas degradadas e prevenir novas devastações na Caatinga, garantindo também a renda do produtor, a Embrapa tem realizado pesquisas sobre o plantio de eucalipto para a formação de florestas energéticas.

As florestas energéticas são constituidas de árvores plantadas e cultivadas especificamente para a extração de madeira. O objetivo do cultivo é fornecer uma alternativa rentável de obtenção de madeira, prevenindo que o desmatamento avance e promovendo a preservação do bioma nativo. Ao plantar as florestas energéticas em áreas já degradadas, o produtor obtém uma fonte de renda segura, sem a necessidade de avançar ainda mais sobre a Caatinga para obter seu produto.

O pesquisador Marco Antônio Drumond, da Embrapa Semiárido (Petrolina/PE), destaca que as Florestas Energéticas produzem madeira em um curto espaço de tempo, adiantando o ganho do produtor. A espécie mais adequada para esse trabalho, segundo ele, é o eucalipto. Entre as vantagens do eucalipto, observa-se seu rápido crescimento e alto rendimento energético quando utilizado como lenha.

Saiba mais sobre as florestas energéticas ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Fernanda Birolo (MTb/AC 81)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: Telefone: (87) 3866-3734

Marcelino Ribeiro (DRT-BA 1127)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2013