24/09/14 |   Produção animal  Produção vegetal

Prosa Rural - Utilização da planta nativa “favela” ou “faveleira” para a engorda dos rebanhos no período da seca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Setembro/2014 - 4ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

O Prosa Rural desta semana fala  da utilização da planta nativa "favela"ou "faveleira" para engorda dos rebanhos no período seco.   A favela, também conhecida como faveleira, é uma planta nativa encontrada nas regiöes secas do Nordeste brasileiro.

É uma planta arbórea, abundante em espinhos, que funcionam como um mecanismo de defesa, além das relacionadas a semiaridez: queda das folhas, diminuição da superfície foliar, proteção dos estômatos com pelos contra o excesso de evaporaçäo, abundância de cortiça no caule, etc. Ela também armazena reservas alimentícias no caule e nas raízes. Sua resistência à seca a torna disponível na vegetação nativa como fonte de alimento para os rebanhos.

As folhas e os galhos finos podem ser cortados para produção de feno de boa qualidade, se bem preparado. Se o produtor não tiver a planta cultivada em sua propriedade, pode adquiri-la na caatinga espécies nativas que naturalmente já são consumidas pelos animais, e fazer feno com as folhas e os galhos mais finos.

Quer saber mais sobre este assunto? Fácil, nos acompanhe no prosa rural desta semana.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Marcelino Lourenço Ribeiro Neto
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2014